Compartilhar
Artigo produzido por bombeiros de Sergipe recebe prêmio de melhor trabalho científico em evento nacional de Atendimento Pré-hospitalar
19 de novembro de 2025, 12:20
“Nivelamento em atendimento pré-hospitalar com simulação clínica: relato de experiência em uma instituição militar”. Esse foi o título do artigo produzido por bombeiros de Sergipe que recebeu o prêmio de melhor trabalho científico no IV Simpósio de Atendimento Pré-hospitalar (APH), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), entre os dias entre os dias 11 e 13 de novembro. O trabalho foi apresentado no simpósio pela soldado Manuela Pimentel, tendo como outros autores o capitão Roberto Mesquita, a subtenente Perla Vieira e o cabo Rodrigo Freire, todos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).
O artigo partiu de um nivelamento realizado na corporação sobre os temas mais relevantes e mais recorrentes em ocorrências de APH, com carga-horária de 40 horas. “Tivemos retornos muito positivos dos participantes, evidenciado que o conteúdo foi devidamente assimilado a partir de atuações dos militares em ocorrências de grande complexidade após a capacitação. Daí surgiu a ideia de realizar um relato de experiência acerca desse nivelamento, que demonstrou como positivo o processo de educação continuada como forma de melhoria na atuação dos militares”, explicou a soldado Manuela.
O simpósio teve como tema “Avanços, integração e ciência no Atendimento Pré-Hospitalar”, com o objetivo de fortalecer o conhecimento e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na linha de frente do socorro às vítimas. “Acredito muito na força da educação continuada, no treinamento baseado em simulação realística. Assim conseguimos difundir os conhecimentos para bombeiros dos quartéis espalhados por todo o estado com qualidade e segurança. Ficamos muito felizes com a premiação, diante de outros trabalhos com temas tão relevantes. Quero agradecer aos colegas que produziram o artigo, a todos os instrutores que participaram do nivelamento e os militares que participaram como alunos”, finalizou a bombeira.
Por: ASCOM/CBMSE
