Compartilhar

Artesãos mosaicistas participam de qualificação de reprodução fotográfica em mosaico

Publicado em: 19/11/2025 00:28

Os dez artesãos mosaicistas que serão homenageados no 41° Salão do Artesanato Paraibano, em janeiro, na orla de João Pessoa, iniciaram nessa segunda-feira (17) mais uma grande etapa — uma oficina criativa de mosaico fotográfico com o artista plástico pernambucano Wilson Luiz. Cada artesão está confeccionando o seu autorretrato, que ficará exposto no seu estande durante o Salão. 

A capacitação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com o Sebrae-PB, com o objetivo de fazer do 41° Salão do Artesanato um dos mais inovadores da história, abrindo ainda mais janelas de oportunidades para os mais de 500 expositores que devem participar do evento.  

O primeiro dia da oficina para os artesãos mosaicistas contou com a presença da primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins. “Essa capacitação vai agregar muito valor ao trabalho dos artesãos mosaicistas, os grandes homenageados no Salão do Artesanato que vai acontecer em janeiro, e que será o mais inovador de todas as edições. Os nossos artesãos já tiveram capacitação com Ronaldo Fraga, Sergio Mattos, Renato Imbroisi e agora com esse talento pernambucano, que é Wilson Luiz, que a gente teve o prazer de conhecer na Fenearte”, disse. 

A secretária da Setde, Rosália Lucas, evidenciou a importância das capacitações que estão beneficiando diversas tipologias, como o próprio mosaico e a renda renascença. “Investir em capacitação e inovação para os artesãos aumenta a nossa capacidade de comercialização, melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias paraibanas que vivem do artesanato. Além do mais, essas oficinas vão resultar num Salão surpreendente, com recordes de público e de vendas”, comentou. 

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, evidenciou a importância da oficina de fotografia no mosaico. “Wilson Luiz domina o mosaico em várias técnicas e, quando a gente o conheceu na Fenearte, a gente viu uma grande oportunidade de os mosaicistas paraibanos aprenderem com ele essa técnica, que é muito peculiar e que certamente vai valorizar muito o trabalho dos nossos artesãos mosaicistas, inclusive com novos nichos de mercado”, observou. 

Wilson Luiz falou da experiência no primeiro dia com os mosaicistas paraibanos. “É uma alegria muito grande estar aqui, nesse estado-irmão, ter essa oportunidade de repassar o que eu sei para os colegas mosaicistas da Paraíba. Reproduzir uma fotografia em mosaico não é o mesmo que trabalhar o mosaico numa mesa ou numa cadeira, por exemplo. É um trabalho diferenciado, que requer tempo, paciência e muita dedicação”, comentou, ao ressaltar que a oficina está sendo totalmente imersiva. “Para se ter ideia, um trabalho de reprodução fotográfica em mosaico leva, em média, cinco meses. Por isso, tem em si um valor agregado muito grande, se diferenciando no mercado”, acrescentou.  

A mosaicista Cristiane Galdino classificou o workshop com Wilson Luiz como uma grande oportunidade de crescimento profissional. “Esse workshop de rosto fotográfico com o mosaico está sendo um enriquecimento a mais para o nosso conhecimento. Estar fazendo parte desse projeto com Wilson Luiz, um renomado mosaicista, vai nos dar um crescimento profissional muito bom”, ressaltou. 

Nesta edição, além do mosaico, tipologia homenageada, participam das oficinas criativas as louceiras de Cajazeiras (cerâmica), as labirinteiras, as rendeiras do Cariri, os que trabalham com crochê e também o macramê — iniciativa inédita que fará do Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado de 8 de janeiro a 1° de fevereiro de 2026, na orla de João Pessoa, o mais inovador da história. 

Os artesãos homenageados são os seguintes: Wallace Verçosa (Wally), Maria Lúcia (Marilu), Antônio Jacob, Terezinha Cattena, Tereza Cristina, Cristiane Galdino, Hosana Batista, Francisca Ramalho Diniz, Andréa Cahino e Luís Carlos Pereira Damasceno.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário