Compartilhar

App da Sefaz-PI tem 700 downloads e engaja estudantes com educação fiscal

Publicado em: 15/11/2025 13:08

O aplicativo Educação Fiscal, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), é o primeiro app de educação fiscal criado por uma Secretaria da Fazenda no Brasil. Voltado para todos os públicos, mas com foco em estudantes do ensino fundamental, médio e universitário, o aplicativo já soma 700 downloads e se destaca como ferramenta pioneira no ensino da cidadania fiscal, com abordagem prática, acessível e interativa.

Com uma interface simples e recursos de gamificação, o aplicativo oferece jogos, quizzes, avatares personalizáveis, pontuações e recompensas. A cada fase concluída, o usuário acumula pontos e “favos”, que podem ser trocados por brindes e promoções. As categorias de estudo são divididas em quatro áreas principais: tributos, controle, fiscalização e cidadania, que são organizadas em níveis de dificuldade, totalizando 36 testes. À medida que o desempenho melhora, o jogador avança em uma escala que vai de ferro a ouro.

Segundo o superintendente de Administração Financeira, Logística e Tecnologia da Sefaz (Supaft), Ricardo Pires, o objetivo é tornar o conteúdo mais atrativo e didático. “Por meio desse aplicativo, a Sefaz procurou unir tecnologia e produção audiovisual de forma estratégica para repassar conteúdos relevantes sobre temas relacionados à educação fiscal”, explica.

A gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz-PI, Domiciana Camargo, também destaca o papel transformador da ferramenta. “Ele foi criado para aproximar o cidadão da gestão pública e mostrar de forma simples e interativa como o pagamento correto dos impostos contribui para o desenvolvimento do Piauí”, afirma.

Desde seu lançamento, o aplicativo já contabiliza cerca de 700 downloads, abrangendo escolas públicas e privadas, além de universidades públicas e particulares. Para estimular ainda mais o engajamento, a Sefaz-PI promoveu competições entre os usuários e premiou os três primeiros colocados com aparelhos celulares doados pela Receita Federal do Brasil, além das três escolas que mais se destacaram.

A iniciativa integra o Programa Educação Fiscal Piauí, que tem como objetivo principal promover e institucionalizar a educação fiscal, como instrumento para o exercício da cidadania, além de incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos pela sociedade.

Disponível para dispositivos Android e iOS, o jogo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais. Após o cadastro, o usuário já pode iniciar os desafios e acompanhar sua evolução. O app ganhou destaque e foi selecionado para a etapa final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, promovido pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Faça um comentário