Compartilhar
Alunos do Paraná recebem 65 medalhas da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial
Alunos do Paraná conquistaram oito medalhas de Ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). Somadas às 21 de prata e 36 de bronze, foram 65 no total, além de 18 menções honrosas, segundo a listagem final da organização da competição. Medalhas e prêmios foram entregues nesta segunda-feira (8), em cerimônia promovida pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed).
A cerimônia aconteceu na sede da Seia, em conjunto com a comissão organizadora da ONIA. Todos receberam também um certificado conferido pelas duas secretarias estaduais. A competição foi virtual e a premiação aconteceu presencialmente, em Curitiba.
A fim de estimular o desenvolvimento os alunos na ONIA, foram premiados outros 50 que foram destaques na 3ª fase, a penúltima da competição. Cada estudante e mais 20 escolas com mais classificados receberam notebooks. No total foram 70 equipamentos.
O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressaltou o destaque do Paraná no evento. “Foi fantástico ver como nossos alunos demonstraram ser uma potência, uma força durante a competição. E isso é resultado do trabalho conjunto entre o Governo do Estado, escolas, professores e claro, da dedicação de cada estudante.”
Segundo o diretor de Inovação e Tecnologia da Seed, Claudio Aparecido de Oliveira, a aprovação em massa de alunos da rede pública durante a competição se deu principalmente pelos projetos de incentivo ao uso de tecnologia nos colégios estaduais. “O nosso programa de robótica e programação é um exemplo muito claro. Temos hoje mais de 400 mil alunos fazendo robótica, fazendo programação na nossa rede de ensino. Isso qualifica, ajuda esses estudantes a trabalharem com essa temática que foi desenvolvida dentro da Olimpíada de Inteligência Artificial”, disse ele.
PARANÁ EM DESTAQUE – O Paraná foi destaque da competição desde a primeira fase, quando mais de 30 mil alunos avançaram para a segunda etapa dos 60 mil classificados. Na terceira, não foi diferente. Dos 3.332 alunos de todo o País classificados para a terceira fase, 1.378 (41,3%) foram do Paraná, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. Na última etapa, novamente os alunos paranaenses lideraram, com 87 classificados entre os 235 finalistas.
Em cada etapa, os alunos disputaram de forma virtual diferentes provas, como letramento digital, provas sobre implicações sociais da IA, tarefas práticas, além de provas sobre análise de dados.
Por fim, na última etapa, o Paraná contou com oito alunos classificados entre os 28 de todo o Brasil. O Paraná foi o segundo estado com mais classificados, ficando atrás apenas de São Paulo, com nove estudantes.
Nesta fase, o aluno Samuel Mobilia Mota, do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina, no Noroeste do Estado, foi um dos quatro vencedores da competição. O resultado o classificou para integrar a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que aconteceu na China, em agosto.
