A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se reuniu de forma on-line nessa sexta-feira, 26, para discutir, juntamente com as Superintendências de Vigilância em Saúde das Secretarias de Saúde do Governo Estadual de Goiás (SES/GO) e do município de Goiânia (SMS/Goiânia), por meio das áreas técnicas de Vigilâncias de Violências e Acidentes e diversos parceiros envolvidos para debater sobre o “Protocolo Não é Não” – Campanha de conscientização sobre o assédio, com foco nas festividades carnavalescas, além de englobar ações permanentes de prevenção de violências de gênero, importunações, assédios e violências sexuais, dentre outras formas de violações, promoção de direitos, proteção e cuidado de mulheres em ambientes de cultura e lazer públicos e privados.
A campanha envolve a união de diversas entidades que desenvolveram um cronograma de eventos para divulgar e envolver o público. O protocolo deve ser adotado pelos estabelecimentos de cultura e lazer a partir de uma adesão voluntária e que as áreas técnicas de Vigilâncias de Violências e Acidentes da SMS/Goiânia terão o compromisso de oferecer capacitação inicial para gerentes e profissionais dos referidos estabelecimentos. As medidas de prevenção, proteção e cuidado devem envolver mulheres, trabalhadoras e clientes.
O “Protocolo Não é Não” se estrutura em quatro eixos de ação: promoção de uma cultura institucional que implemente e reforce a igualdade de gênero e o respeito à integridade e à diversidade sexual; prevenção de violências de gênero, importunações, assédios e violências sexuais, dentre outras; atendimento às mulheres que vivem situações de violência, colaboração e suporte às ações de segurança pública e responsabilização criminal dos autores de violências.
A secretária de Projetos Especiais da Procuradoria da Mulher, Cristina Lopes, afirmou que a Alego e a procuradoria abraçaram esse projeto, cujo lançamento da campanha se dará no Palácio Maguito Vilela. “Queremos envolver a população e autoridades do Estado nessa causa tão importante para a sociedade”.
Parceiros
O projeto conta com os seguintes parceiros: Associação Mulheres na Comunicação, Bloco das Divas (diversidade), Coletivo Girl Up GO, Coletivo Mulheres da Região Noroeste, Coró Mulher, Defensoria Pública do Estado de Goiás, Dojô Padma de Karatê para Mulheres, gabinetes das deputadas Bia de Lima, Adriana Accorsi, vereadora Aava Santiago, gerência de Vigilância às Violências e Acidentes – SMS de Goiânia, Grupo de Mulheres Negras Malunga, Liga dos Blocos de Rua do Carnaval de Goiânia, Movimento Lixo Zero Movimento Nacional, Núcleo Fasam Jr. (UNIFASAM), Patrulha Mulher Mais Segura – GCM Goiânia, Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia, Projeto Bertha, RCamargo Produções Culturais e Artísticas Selváticas DJs, Secretaria de Projetos Especiais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e Valenta Arte Urbana.
Agenda
1° de fevereiro
Lançamento Oficial da Campanha Educação para a Autodefesa de Crianças, Meninas e Mulheres, – 14:30 horas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias