Aleam Educa segue com aulões presenciais para alunos que farão o Enem
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, dá continuidade às atividades do programa Aleam Educa, voltado a estudantes do ensino médio que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 9 e 16 de novembro.
As três primeiras aulas presenciais ocorreram nos dias 4, 11 e 18 de outubro, das 8h às 12h, reunindo centenas de alunos. Em razão do feriado pelo aniversário de Manaus, que será comemorado nesta sexta-feira (24/10), não haverá aula neste sábado (25/10). As atividades serão retomadas no dia 1º de novembro, com aulas presenciais de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, realizadas no auditório Belarmino Lins, em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destacou que a iniciativa reafirma o compromisso de seu mandato com a juventude amazonense e o papel da Assembleia Legislativa no incentivo à educação.
“Ao aproximar o Parlamento das necessidades da população, nós fortalecemos o papel social da Aleam e contribuímos diretamente para a formação educacional dos estudantes que irão prestar o Enem. Nosso objetivo é oferecer apoio, incentivo e oportunidades para que esses jovens possam alcançar seus sonhos e construir um futuro melhor para o Amazonas”, afirmou Roberto Cidade.
A coordenadora do programa, Adriana Pimentel, ressaltou o caráter inclusivo do Aleam Educa, que tem atraído cada vez mais jovens às aulas presenciais. Segundo ela, o aulão é aberto ao público em geral, até o preenchimento das vagas disponíveis.
“Já tivemos três sábados de aulas e alcançamos 600 alunos ao longo desses dias. Ainda iremos receber mais 900 participantes. Durante os sábados, são ministradas as disciplinas de Redação e Linguagens. Logo após as aulas, os alunos têm acesso à plataforma on-line, onde estão disponíveis todas as demais matérias. Graças ao presidente Roberto Cidade, também conseguimos oferecer cursos de inglês e espanhol”, explicou.
Aleam Educa
O programa Aleam Educa é resultado do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 66/2025, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).
A proposta tem como objetivo fortalecer a cidadania por meio de ações educativas relacionadas a direitos humanos, convivência democrática, ética, diversidade étnico-racial e de gênero, meio ambiente, responsabilidade social e segurança pública.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, mesmo alunos que não estão participando por meio das escolas indicadas pela Seduc poderão integrar as aulas no dia 1º de novembro.
“O bom é que o Aleam Educa será institucionalizado. É um projeto do deputado Roberto Cidade que, por meio de uma resolução, vai se tornar permanente. Recebemos os alunos no auditório antes das 8h, onde uma equipe orienta sobre cadastro, acesso à plataforma e retirada de material. O aluno da comunidade que quiser participar também será bem-vindo, e daremos todo o apoio. Essa é a proposta do presidente Roberto Cidade: alcançar os alunos que não estão na escola, mas querem fazer o Enem”, afirmou Lasmar.
Segundo ele, mais de 800 alunos já foram atendidos pelo programa, que também oferece uma plataforma digital com todo o conteúdo do Enem, além de cursos de inglês e espanhol com mais de 100 horas de material.
Links para inscrição:
Matutino
https://docs.google.com/forms/d/11MkKCN5D7pikZttdiI9oibEgyJYoSm–kbpOM3viIME/edit
Vespertino
https://docs.google.com/forms/d/1HaJ86QkjRxQi_ElUKL4Z5arBV1s-Vaz4bnBFu5k3M_U/edit