Compartilhar

Agente virtual Pecê incrementa atuação investigativa e respostas em tempo real sobre celulares furtados no Pré-Caju

Publicado em: 20/11/2025 10:16

Número de celulares furtados teve queda de 62,5% em comparativo com a edição anterior da prévia carnavalesca

Entre as ações implementadas pela Polícia Civil no Pré-Caju 2025, esteve a disponibilização de recursos especiais do agente virtual Pecê aos foliões. Pela ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Modernização e Inovação Tecnológica (Numit), a comunicação sobre celulares perdidos ou furtados e a localização desses aparelhos foi otimizada, potencializando o trabalho investigativo conduzido pela Delegacia de Turismo (Detur), que funcionou como unidade plantonista durante os três dias da tradicional prévia carnavalesca na Orla de Atalaia. Na edição deste ano, houve queda de 62,5% no número de celulares furtados no Pré-Caju.

De acordo com a coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, para o Pré-Caju, a ferramenta, que pode ser acessada pelo WhatsApp (79) 3213-7000, foi aperfeiçoada para oferecer novos serviços. “Entre eles a possibilidade de que vítimas de furto ou roubo de celular informassem a localização apresentada pelo aparelho”, explicou.

Com a ferramenta, as investigações conduzidas pela Detur aconteceram praticamente em tempo real. “Tínhamos equipes de campo fazendo as averiguações imediatas a partir das informações enviadas”, destacou a coordenadora.

A partir das informações fornecidas ao agente virtual, a Polícia Civil recuperou diversos celulares, efetuou prisões e avançou de maneira significativa nas investigações desse tipo de crime. “Também observamos uma redução expressiva nas ocorrências. No ano passado, foram mais de 400 aparelhos subtraídos; neste ano, ao final da festa, contabilizamos cerca de 150”, afirmou a delegada.

Para Rosana Freitas, esses resultados decorrem das investigações contínuas, das prisões de envolvidos ao longo dos anos e do uso cada vez mais qualificado das ferramentas tecnológicas que vêm sendo aperfeiçoadas para melhorar o serviço prestado pela Polícia Civil”, acrescentou.

Diante da aplicação da ferramenta no contexto do Pré-Caju, a população aprovou a iniciativa da Polícia Civil. “Tivemos um feedback muito positivo da população sobre a ferramenta. Recebemos áudios, vídeos e mensagens agradecendo a rapidez no atendimento. Alguns aparelhos foram recuperados ainda na mesma noite em que foram subtraídos. Isso demonstra a aproximação que buscamos construir. A Polícia Civil quer estar cada vez mais próxima da população e oferecer um serviço mais ágil, eficiente e resolutivo”, finalizou Rosana.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Faça um comentário