InícioAcreSegurança registra baixo número de ocorrências no segundo turno da eleição

Segurança registra baixo número de ocorrências no segundo turno da eleição


Seguindo cronograma de estratégias montada para atuação nas eleições 2020, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) acompanhou, por meio do gabinete de monitoramento, todas as ocorrências relacionadas ao 2° turno da Eleição Municipal na capital do Acre. Esta foi primeira vez que as forças estaduais e federais atuaram de forma integrada no apoio às atividades operacionais durante o pleito.

A sala de monitoramento foi montada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) com atuação efetiva de representantes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além do Exército Brasileiro, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Departamento de Trânsito (Detran), Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Corpo de Bombeiros e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Ao longo do período de votação do 2° turno, operadores de segurança pública realizaram acompanhamento das ocorrências e deliberaram sobre ações que envolveram logística e emprego das forças policiais Foto: Cedida

Ao longo de todo o período de votação do 2° turno neste domingo, 29, operadores de segurança pública realizaram acompanhamento das ocorrências e deliberaram sobre ações que envolveram logística e o emprego das forças policiais como forma de garantir o exercício pleno da democracia. No total, 27 ocorrências foram geradas pelas forças de segurança estaduais e federais.

Os crimes mais recorrentes foram o de compra de votos, com 3 ocorrências, e o de boca de urna, com 9 ocorrências. Seis pessoas foram conduzidas para averiguação e abertura de inquérito ou assinatura de termo circunstanciado.

Sala de monitoramento foi montada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Foto: Cedida.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, ressaltou o bom trabalho executado pelas forças de segurança do Estado e Federal durante o período eleitoral e em dias de votação, mesmo diante de um cenário pandêmico e em período de mudança climática, característico da Amazônia, que prejudicam a atuação do efetivo.

“Estivemos trabalhando de forma integrada com todas as forças de segurança, Estadual e Federal, durante todo período eleitoral e quero parabenizar atuação de cada ente envolvido nesse processo. Foi criado e executado um planejamento estratégico de atuação nesta eleição, onde cada um teve sua função estabelecida e desenvolvida de forma exitosa, que nos levou aos baixos índices de ocorrência registrados em nosso sistema. Acreditamos que a estratégia adotada com a destinação de um espaço para a produção de informação e tomada de decisão foi fundamental nesse processo de integração das forças e a manutenção da segurança pública”, afirmou o secretário.

Ele ainda destacou que esta foi a primeira oportunidade em que os profissionais puderam desenvolver o trabalho de forma integrada, durante o primeiro e segundo turno das eleições no estado do Acre, e afirmou que esse fator foi primordial para garantir o baixo número de ocorrências.

Fonte: Governo AC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA