Compartilhar
Ações do Governo da Paraíba são referência para entidades que trabalham com políticas da pessoa idosa em Pernambuco
As experiências exitosas das Políticas Públicas para Idosos na Paraíba, a exemplo do Projeto Acolher, que disponibiliza recursos financeiros para Instituições de Longa Permanência (ILP), e os Condomínios Cidade Madura, que promove o acesso à moradia digna para pessoas idosas, continuam sendo referência e servindo de modelo para outros Estados. Um grupo de profissionais do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), localizado na cidade do Recife (PE), além de membros dos Conselhos do Idoso de Recife e de Olinda, e gestores de Olinda, estiveram nesta quinta-feira (4), em João Pessoa, para conhecer de perto como funcionam na prática estes programas.
Os pernambucandos foram recepcionados pela equipe de profissionais da Gerência Operacional da Alta Complexidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e pela vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI), Nilsonete Gonçalves Lucena Ferreira.
A gerente Operacional da Alta Complexidade, Roberta Cavalcanti Pires, destacou a importância do intercâmbio com os profissionais do Estado vizinho. “O Projeto Acolher é uma referência na Paraíba, com foco no fortalecimento e incentivo financeiro às instituições, como também o Programa Cidade Madura. Após a reunião de apresentação do funcionamento do Projeto Acolher, o nosso processo de monitoramento, visitamos as ILPs, o Lar da Providência e a Vila Vicentina, ambas beneficiadas pelo Projeto Acolher. O objetivo é verificar visualmente como os recursos foram aplicados e a situação atual dessas instituições”, explicou.
A coordenadora do Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do CDC-PE, Rosineide Gonçalves, falou o que motivou a busca pelo intercâmbio com a Paraíba. “Nossa organização, que atua em Recife, desenvolve um programa voltado para o cuidado de pessoas idosas. Este programa abrange tanto o atendimento a idosos institucionalizados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) quanto a colaboração na formulação de Políticas Públicas. Participamos dos Conselhos do Idoso de Recife, Olinda, e do Conselho Estadual, buscando influenciar politicamente a elaboração, o controle e a avaliação das políticas públicas direcionadas aos idosos”.
Os profissionais pernambucanos elogiaram as ações do Governo da Paraíba em prol dos idosos e manifestaram as melhores impressões sobre o que conheceram na prática, principalmente com a visita às instituições de longa permanência atendidas pelo Projeto Acolher.
