Compartilhar
Acusado pelo MPRS é condenado por tentativa de homicídio contra policial militar em Taquara
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) obteve a condenação de um réu pelo crime de tentativa de homicídio qualificado contra um policial militar, em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri em Taquara. Os jurados acolheram integralmente a tese apresentada pelo promotor de Justiça Guilherme Machado Barboza, que atuou em plenário, reconhecendo a prática do crime e a presença de três qualificadoras: motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e o fato de o crime ter sido cometido contra agente de segurança pública no exercício da função.
O Conselho de Sentença reconheceu a gravidade da conduta, destacando o desprezo do réu pelas normas de convivência social e pela autoridade policial. A sentença fixou a pena definitiva em 14 anos, dois meses e 20 dias de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente fechado. Foi determinada a execução imediata da pena.
O crime ocorreu na noite de 21 de dezembro de 2018, quando o réu, com outros dois homens, tentou atropelar um policial militar que realizava uma barreira policial. A ação criminosa foi motivada pela tentativa de evitar uma abordagem policial, após o grupo ter consumido substâncias ilícitas. A vítima sofreu graves lesões, ficou em coma por vários dias e, posteriormente, foi aposentada por invalidez devido às sequelas físicas e psíquicas decorrentes do ataque.
O réu não foi localizado no endereço informado nos autos para ser intimado do julgamento, sendo necessário realizar a intimação por edital. Mesmo assim, não compareceu à sessão plenária.
