Compartilhar

Corpo de Bombeiros promove Semana da Saúde 2025

Publicado em: 30/10/2025 06:47

29 de outubro de 2025, 11:23

O Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) iniciou nesta quarta-feira (29), em Aracaju/SE, as ações da Semana da Saúde, alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento é realizado desde 2023 e conta com uma vasta programação, que inclui palestras e atividades como consultas médicas, testes rápidos, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional com bioimpedância e relaxamento com terapias integrativas.

As ações da Semana da Saúde acontecem no Quartel do Comando-Geral do CBMSE, no Centro de Aracaju/SE, e seguem até a sexta-feira (31), com três eixos principais: saúde da mulher, saúde do homem e saúde mental no trabalho. A iniciativa é voltada aos bombeiros militares de todas as bases operacionais do estado, com foco em prevenção, promoção da saúde e redução de agravos relacionados ao exercício das funções.

Segundo o comandante-geral do CBMSE, coronel BM Fábio Cardoso, ao integrar temas preventivos e cuidados diretos, o evento busca fortalecer a cultura de autocuidado na corporação e contribuir para a qualidade de vida e segurança operacional. “Esta ação oferece diversas atividades de atenção à saúde física e mental dos profissionais. O evento conta com a participação de uma equipe multidisciplinar envolvida em um mutirão de cuidados, proporcionando aos bombeiros militares acolhimento e conscientização a respeito da importância do autocuidado”, explica.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde Ocupacional, capitã BM Rosângela Gomes, a parte da programação dedicada às mulheres aborda prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, orientação sobre exames de rotina, como mamografia e autoexame, e promoção de hábitos saudáveis que reduzem riscos. “As atividades incluem palestra com profissionais de saúde sobre prevenção e atenção integral à saúde feminina, além de orientações sobre rastreamento e encaminhamentos quando necessário”, ressalta.

Para as ações voltadas ao público masculino, está prevista palestra sobre Saúde do Homem, com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e conscientização sobre o câncer de próstata, além de cuidados preventivos gerais. “A intenção é tratar da importância do diagnóstico precoce e quebrar estigmas que impedem a busca por atendimento e incentivo à realização de consultas regulares. Serão abordados também temas como alimentação adequada, prática de atividade física e controle de fatores de risco como hipertensão e diabetes”, diz a coordenadora.

Reconhecendo os riscos psicossociais associados à rotina operacional e administrativa do Corpo de Bombeiros, o NSO incluiu uma terceira linha de atuação, que trata de saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho. As atividades são preventivas, para evitar o estresse, ansiedade, síndrome de burnout e outros sofrimentos psíquicos, além de promover o sono saudável. Haverá ainda orientações sobre canais de acolhimento e suporte psicológico disponível na corporação para os bombeiros militares, com emissão de guias para clínicas conveniadas.

A Semana da Saúde 2025 do Corpo de Bombeiros conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), Hospital da Polícia Militar (HPM), Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal de Sergipe (LAPICS/SE).

Confira a programação:

Dia 29/10 – Saúde da Mulher

8h – Recepção

8h10 – Abertura Oficial do evento Semana da Saúde. Local: Auditório do QCG

8h15 – Palestra sobre Saúde da Mulher (Maj PM Patrícia Carvalho Silva do Nascimento).

9h – Início das ações de Saúde – Atividades programadas . Local: Pátio do QCG

  1. Testes rápidos (SES)
  2. Práticas Integrativas: Reiki, auriculoterapia, massagem relaxante, escalda pés (Lapics/UFS)
  3. Consulta médica com o Dr. Major PM René Pereira da Costa – Cirurgião Geral (HPM)
  4. Ações do ‘Ipes Até Você’ (atualização da carteira vacinal, aferição de pressão arterial, medição da glicemia, massagens relaxantes, orientações nutricionais, cadastro, marcação de consultas etc)
  5. Programa ‘Sorrir Sergipe’- Orientações sobre Prevenção do Câncer de boca (SES)
  6. Ações de cadastro de doação de medula óssea (, Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose )
  7. Exame de Bioimpedância, Emissão de guias para clínicas conveniadas, aferição de pressão arterial, orientação nutricional (NSO/CBMSE)
  8. Stands: Óleos essenciais Doterra; Comida saudável Sra. Fitfood; Beleza Mary Kay.

12h – Encerramento

DIA 30/10 – Saúde Mental no Trabalho

8h – Ações de Saúde – Atividades programadas (pátio do QCG). Local: Pátio do QCG

  1. Testes rápidos (SES)
  2. Práticas Integrativas: Reiki, auriculoterapia, massagem relaxante, escalda pés, (Lapics/UFS)
  3. Consulta médica com o Dr. Major PM Salvio Paiva – Ginecologista (HPM)
  4. Programa “Sorrir Sergipe”- Orientações sobre Prevenção do Câncer de boca (SES)
  5. Ações de cadastro de doação de medula óssea (HEMOSE)
  6. Exame de Bioimpedância, Emissão de guias para Clínicas Conveniadas, aferição de pressão, Orientação Nutricional (NSO/CBMSE)
  7. Stands: Óleos essenciais Doterra; Comida saudável Sra. Fitfood; Beleza Mary Kay.

10h – Apresentação teatral “Como vai você” – (Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em parceria com a FUNESA). Local: Auditório do QCG

12h – Encerramento

DIA 31/10 – Saúde do Homem

8h10 – Palestra sobre Saúde do Homem – Dr. Almir Santana. Local: Auditório do QCG

9h – Ações de Saúde -Atividades programadas (pátio do QCG)

  1. Testes rápidos (SES)
  2. Práticas Integrativas: Reiki, auriculoterapia, massagem relaxante, escalda pés, (Lapics/UFS)
  3. Consulta médica com o Dr. Major PM Mecelo Viegas Mendonça de Araújo – Ortopedista (HPM)
  4. Ações de cadastro de doação de medula óssea (HEMOSE)
  5. Exame de Bioimpedância, Emissão de guias para Clínicas Conveniadas, aferição de pressão, Orientação Nutricional (NSO/CBMSE)
  6. Stands: Óleos essenciais Doterra; Comida saudável Sra. Fitfood; Beleza Mary Kay.

12h – Encerramento

Por: Ascom/CBMSE

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Faça um comentário