Compartilhar

Artista goiana lança videocirco que explora processo criativo, memória e sentimento

Publicado em: 17/12/2025 10:21

Narrativa dialoga ainda com aspectos autobiográficos da idealizadora, e busca traduzir pesquisa que Lucienne Machado desenvolveu entre circo, corpo, memória e palavra, investigando dualidades e simbologias (Fotos: Yasmin Nascimento)

A artista circense Lucienne Machado estreia, nesta quarta-feira (17/12), às 20 horas, em seu canal do YouTube, o videocirco Lembrança da Delicadeza. O curta-metragem é a última ação artística do projeto de mesmo nome, que envolveu a realização do espetáculo também homônimo e da oficina Faquiresas – A construção do tapete de vidro, documentando todo esse processo criativo.

O filme possui recurso de audiodescrição como ferramenta de acessibilidade e será disponibilizado gratuitamente.

Inspirado em Grande Sertão: Veredas, Lembrança da Delicadeza convida o público a revisitar o clássico de Guimarães Rosa como um lugar poético e sensível. A narrativa dialoga ainda com aspectos autobiográficos da idealizadora, e busca traduzir a pesquisa que Lucienne Machado desenvolveu entre circo, corpo, memória e palavra, investigando dualidades e simbologias.

“Dedicado à minha avó, Eni de Almeida, esse trabalho tem muito de mim, do meu corpo, do meu jeito de amar e da potência de mulheres e obras que me inspiram”, explica a intérprete.

A produção audiovisual do projeto, por sua vez, conduz a uma experiência que expande o universo da cena para o do cinema.

“O filme documenta o processo de criação dessa artista com muita sensibilidade e seu trabalho incrível nos faz refletir sobre a dualidade entre o árido e o delicado, sobre nossos momentos de secura e expansão”, comenta a diretora do curta, Ana Clara Gomes.

Transitando entre o documentário, o vídeo-performance e o experimental, o videocirco apresenta elementos centrais que foram trabalhados no espetáculo e na oficina, como a prática do faquirismo de pisar em cacos de vidro e movimentações corporais em equipamentos aéreos do circo, como o tecido e a lira acrobática.

O projeto foi contemplado pelo edital de circo, na categoria de estímulo à pesquisa e criação, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), mecanismo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário