Compartilhar
Sedh e Funad assinam Termo de Doação de ônibus adaptado para ajudar no transporte de pessoas com deficiência
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) assinou, nesta segunda-feira (15), o Termo de Doação de um ônibus para a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). A parceria entre as duas instituições reforça o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento da Política da Pessoa com Deficiência no Estado.
O veículo, totalmente adaptado, servirá para facilitar o deslocamento, de forma adequada e segura, de pessoas com deficiência para atendimentos e eventos promovidos ou apoiados pela Funad. A assinatura do Termo aconteceu durante uma solenidade de entrega de cadeira de rodas ocorrida, nesta data, na Fundação.
A secretária da Sedh, Pollyanna Werton, falou sobre o propósito da doação. “O ônibus vai dar mobilidade a essas pessoas para poderem visitar um museu, visitar outra cidade, um parque, porque ele é um ônibus com acessibilidade. Então isso vai permitir que todas as pessoas com deficiências possam entrar nesse ônibus, não só como veículo de passagem, mas de inclusão social. Esse Governo quer colocar as pessoas com deficiência para fazerem parte da cultura, da educação, da saúde, da assistência social, como sendo cidadão. E é essa justiça social que a gente traz hoje, porque o Governo e essas pessoas podem fazer muito mais”, afirmou.
A presidente da Funad, Simone Jordão, falou que o órgão já tem um ônibus, mas não dá para atender toda a demanda. “Essa doação foi muito importante para que a gente consiga garantir ao cidadão o atendimento e também que ele participe de eventos sociais. É um ônibus totalmente acessível, confortável, que vai facilitar muito o trabalho aqui na instituição, considerando as pessoas que têm deficiência grave, que muitas vezes precisam chegar à instituição e não chegam pela dificuldade de transporte.”
Segundo Mércia de Oliveira Morais, presidente eleita recentemente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, trata-se de “um ganho enorme não só da Funad, mas de outros órgãos que precisam de apoio da Fundação. Por exemplo: uma entidade onde as pessoas com deficiência precisam viajar para esportes, para caravanas e outras coisas, e não têm como se locomover. Essa doação é um benefício que vai ajudar muito e dá dignidade”, frisou.
