A Equipe Destaque da semana pertence ao Grupo Tático Motociclístico – GTM 30 do 10º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Ceilândia, Distrito Federal. O grupo é formado por duas equipes que formam um total de 12 policiais militares especializados em combater a criminalidade sobre duas rodas. A equipe Alfa é composta pelos soldados Moacir, Andrew, Rodrigo Sousa, Andrei Lima e Freire. A outra é a equipe Bravo a qual integra os soldados Thiago Oliveira, Vasconcelos, Lúcio, Rodrigues, Lucas Borges e o cabo Mafra.
As equipes se destacaram durante todo ano de 2020, apresentando alta produtividade e um trabalho diferenciado. Os números mostram o empenho do serviço em união. Foram 16 pessoas presas por tentativa de roubo e furto. 14 conduções à delegacia por violência doméstica, 6 prisões por estelionato, 8 apreensões de simulacros, 10 detenções por furtos de celulares. 14 veículos furtados e roubados foram restituídos aos seus proprietários, sendo localizados 6 em flagrante.
O aumento de apreensões de armas e drogas reduz os índices criminais, também nesse quesito o grupo motociclístico apresenta um desempenho significativo. Em 2020, a equipe Alfa e Bravo prendeu 16 pessoas por posse e porte ilegal de arma de fogo. Foram 23 kg de drogas, além de 963 unidades de drogas sintéticas, totalizando cerca de R$ 53 mil reais em prejuízo para aos mãos de traficantes. 8 foragidos foram recapturados por mandado de prisão e 10 Termos Circunstanciados e Ocorrência (TCO) por porte de arma branca.
O policiamento motociclístico se destaca pela agilidade, mobilidade e rapidez no atendimento das mais diversas ocorrências. As áreas atendidas pelas equipes, Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol, apresentam algumas peculiaridades que dificultam a mobilidade policial, por serem compostas de terrenos irregulares, becos e vielas e muita lama em épocas chuvosas, no entanto, os policiais demonstram técnica e capacidade exatamente diante de tais dificuldades, atuando em trechos de maior incidência criminal, chegando com maior velocidade ao local em que dificilmente uma viatura de quatro rodas chega.
Dentre as diversas ocorrências atendidas rotineiramente, houve uma de repercussão nacional que mobilizou viaturas, equipes de apoio e o helicóptero da PMDF. Neste caso, o GTM 30 foi fundamental na prisão dos suspeitos, segue a ocorrência.
Ocorrência Destaque
No dia 02 de janeiro de 2021, dois homens foram presos pela equipe suspeitos de roubo. A equipe do GTM 30 recebeu a denúncia de um veículo roubado, Hyunday IX35, estaria sendo usado para o cometimento de crimes naquela região.
A equipe localizou o veículo estacionado na frente de uma casa, na qual estavam cinco homens e dois adolescentes bebendo na garagem. Com a chegada dos policiais um deles tentou fugir, porém com o apoio do helicóptero da PMDF (Fênix) foi localizado. Os suspeitos foram levados para 15ª Delegacia, onde dois deles foram reconhecidos pela vítima como autores do roubo ocorrido no dia 29/12 em Águas Lindas – GO. Seis dos abordados possuíam passagens por roubo, furto em residência, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes. Sendo que um dos autores do roubo tinha passagem por homicídio. Participaram da ocorrência às equipes do GTM 30 com apoio das viaturas de área e do Gtop 30.