O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. A intenção do projeto é convidar as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentivar o debate sobre o tema em todos os espaços.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social.
Saúde mental, de acordo com a OMS, depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.
Pensando na importância de debater e divulgar o tema, as redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) destacaram por meio de um post informativo o mapa interativo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que lista os estabelecimentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que fornecem atendimento em saúde mental no Brasil.
O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza 3.164 serviços aos brasileiros que sofrem com depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais. Por meio do mapa, o SUS pretende ajudar o cidadão a identificar locais disponíveis na sua cidade e mais próximos à sua residência.
Para acessar o mapa interativo e encontrar um profissional próximo a você, clique aqui.