Compartilhar
Cineasta goiano recebe menção honrosa em evento internacional de audiovisual
Menção honrosa foi conquistada por realização de festival operacionalizado com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás (Foto: Secult)
O cineasta goiano Cristiano de Oliveira Sousa recebeu menção honrosa na 1ª edição do Ventana Sur Tech pela idealização do Festival Morce-Go Vermelho Goiás Horror Film Festival, operado com recursos do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura, do Governo de Goiás.
Secult seleciona empresas do audiovisual para irem à Ventana Sur 2025
O Ventana Sur Tech é considerado o principal evento do mercado audiovisual latino-americano, realizado em Buenos Aires, Argentina. Cristiano tornou-se o primeiro representante de Goiás selecionado para o evento.
A proposta do Ventana Sur é reunir especialistas da América Latina para discutir inovação tecnológica nas produções audiovisuais. O evento se propõe a ser um dos principais espaços de reflexões sobre tendências em criação, produção e distribuição de conteúdos.
Participação do cineasta goiano
A presença do cineasta goiano Cristiano de Oliveira Sousa no evento internacional é tida como um impulso significativo para a produção audiovisual goiana, ao evidenciar o crescente potencial criativo dos goianos.
Durante sua estadia em Buenos Aires, ele participou do Meeting the Festivals, representando o Morce-Go Vermelho Goiás Horror Film Festival, único festival goiano selecionado para ser apresentado no evento. O festival foi realizado com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura, que é operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
O cineasta ainda integrou o painel LATAM EN MODO IA ao lado de especialistas de diversos países, discutindo as relações entre tecnologia, criatividade e novas formas de produção.
O intercâmbio reforça a conexão entre Goiás e outras regiões da América Latina, abrindo novas possibilidades para artistas e realizadores do estado.
Cristiano de Oliveira Souza é vice-presidente da Fantlatam Aliança Latino-Americana de Festivais de Cinema Fantástico, e integrante da programação do Fantastic VS. Seu protagonismo tem contribuído para colocar em evidência as interseções entre arte, ciência e tecnologia que vêm redesenhando o futuro do audiovisual em Goiás.
