A Prefeitura de São Paulo foi eleita membro do Conselho Diretivo da rede de cidades Metropolis, na manhã desta segunda (30). A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral da organização, realizada de forma virtual. A capital paulista foi representada pelo Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Massi, pela Coordenadora de Assuntos Multilaterais e Redes de Cidades, Marina Morais de Andrade, e pelo Assessor de Assuntos Multilaterais e Redes de Cidades, Rafael Pinheiro.
O Conselho Diretivo de Metropolis é um grupo diverso e colaborativo formado por líderes políticos de governos locais, metropolitanos e regionais, que atuam em uma gestão de três anos. O órgão é responsável pela aprovação do orçamento, das atividades e relatórios financeiros, além de recomendar ações estratégicas, entre outras atividades. Para o triênio 2021-2023, foram eleitos como Presidentes da rede os Prefeitos de Guangzhou (China), Wen Guohui, e de Bogotá (Colômbia), Claudia López.
Durante a Assembleia, o representante de São Paulo saudou os novos presidentes da rede e reforçou a importância de atuar em colaboração como membro do conselho. “Eles encontrarão em São Paulo um parceiro comprometido com o avanço da agenda urbana global”, destacou o Coordenador Rodrigo Massi.
A Assembleia Geral de Metropolis é um órgão soberano da associação e hospeda o fórum para seus membros construírem juntos a estratégia para o período 2021-2023. Em 2021, haverá um segundo encontro da Assembleia, que deverá ser realizado de forma presencial na cidade de Guangzhou (China). Com o objetivo de promover o intercâmbio entre os líderes políticos das metrópoles e demais atores internacionais, o congresso deve incluir o Fórum Global de Prefeitos e a cerimônia do V Guangzhou International Award for Urban Innovation.
Histórico
Desde 2014, a cidade de São Paulo tem desenvolvido uma série de iniciativas em conjunto com a rede Metropolis. Além das participações nas reuniões e eventos da rede de cidades, ela também apoiou a troca de experiências em projetos de requalificação de assentamentos informais em cooperação com Durban (África do Sul), em 2014, e uma cooperação entre os Laboratórios Públicos de Inovação de São Paulo, Montréal (Canadá) e Montevidéu (Uruguai), que tem sido coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) desde 2018.
No último ano (2019), a capital paulista, representada pela SMIT, esteve presente no City Managers Day, em Barcelona (Espanha). Neste ano, São Paulo contribuiu para a plataforma Cities for Global Health, com informações sobre o combate à pandemia de Covid-19 no município.
Sobre a rede
Metropolis é uma associação mundial, que reúne cidades e regiões metropolitanas com mais de um milhão de habitantes. Vinculada à rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e com sede em Barcelona, a rede tem o objetivo de criar alianças entre governos metropolitanos para discutir temas comuns às grandes regiões urbanas do mundo. Atualmente, a rede conta com 141 membros.