InícioRIO DE JANEIROClaudio Castro destaca importância da Rio Oil & Gas para atrair investimentos

Claudio Castro destaca importância da Rio Oil & Gas para atrair investimentos


Claudio Castro destaca importância da Rio Oil & Gas para atrair investimentos

1 de dezembro de 2020

 

O governador em exercício Claudio Castro destacou nesta segunda-feira (30/11) a importância da Rio Oil & Gas, maior encontro de Oil & Gas da América Latina, para afirmar a importância do setor e ajudar na atração de investimentos para o estado.

– O evento é de extrema importância para o Rio de Janeiro e o setor de petróleo e gás é um dos principais para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado. Além de movimentar a economia, gera emprego e renda – disse Castro durante a sessão de abertura do evento.

Castro destacou os desafios deste ano, dentre eles, a queda na receita de royalties e participações especiais, afetada pela baixa histórica do preço do barril de petróleo e o risco do estado perder receita com a redistribuição dos royalties. A perda poderia gerar perdas de até R$ 57 bilhões para o estado e comprometer o pagamento da folha e da previdência fluminense.

– Junto com o governo federal, com o legislativo e com os municípios fluminenses, conseguimos adiar a votação no STF da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que contesta a nova divisão dos royalties do petróleo entres estados e municípios produtores e não produtores – disse.

O governador em exercício afirmou estar otimista, apesar dos desafios de 2021, lembrando números da Firjan, e a previsão de que o setor vai gerar 26 mil empregos diretos para o Rio de Janeiro até 2024.

– E o Rio Oil & Gas ajuda ainda mais a missão de ampliar a indústria do petróleo, trazendo mais empresas para investirem no estado. É uma oportunidade única para as principais empresas do Brasil e do mundo discutirem as perspectivas para o futuro do setor, vocação natural do Rio de Janeiro – afirmou.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Rio Oil & Gas é considerado o maior da América Latina na área de petróleo e gás natural. Também participaram da cerimônia de abertura o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor-geral interino da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Raphael Moura, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente.

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA