Compartilhar

‘Quando corro, minha deficiência é só um detalhe’, diz participante do Circuito Mais Mulher

Publicado em: 08/12/2025 16:12

O Circuito Mais Mulher é um marco na vida de Camila Otávio. Foi na sexta e última etapa do evento em 2024, em Araçatuba, que ela completou os primeiros 5k de sua vida. Em 2025, ela voltou a correr, mais uma vez na etapa derradeira, em Araçatuba.

O universo das corridas de rua ainda é incipiente para Camila, que começou a praticar a modalidade há pouco mais de um ano. “Eu já jogava vôlei, mas queria algo mais desafiador, aí comecei a correr. Me apaixonei por esse esporte e não parei mais”, diz.

Camila encontrou na corrida de rua uma plataforma para superar os desafios que sua condição impõe. Ela não tem parte do braço esquerdo, resultado de um atropelamento sofrido aos 12 anos de idade enquanto andava de bicicleta.

“Quando corro, minha deficiência é só um detalhe. Meus colegas me acolhem e fazem com que eu pareça ‘normal’, como se não tivesse deficiência. A corrida é uma terapia pra mim. Com ela, aprendi a ser mais resiliente, a superar os meus limites e ter mais autoconfiança”, conta.

A etapa de Araçatuba do Circuito Mais Mulher foi a 14º prova de rua de que Camila participou. A corredora espera chegar no fim de 2026 com mais uma medalha do circuito mais feminino do estado de São Paulo no peito.

“O Circuito Mais Mulher é um evento lindo e acessível. Me diverti e aproveitei o evento ao máximo. Se a prova voltar pra Araçatuba em 2026 eu vou com certeza”, destaca ela, que planeja também estrear em uma corrida de orientação. “Tenho muita vontade de correr em trilha com vários jogos durante o percurso. Quero vencer mais esse desafio.”

Circuito Mais Mulher

A temporada 2025 do Circuito Mais Mulher chegou ao fim no último domingo (7), em Araçatuba, com mais de 26 mil mulheres inscritas colorindo de rosa as ruas do estado de São Paulo. Organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP, o evento passou este ano também por Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, capital e São Sebastião.

Além do cunho esportivo, o Circuito reforça conceitos importantes e que influenciam no cotidiano do público feminino, como motivação, foco, superação de limites, integração e autovalorização. Em 2025, o projeto endossou a campanha São Paulo por Todas, do Governo do Estado de São Paulo, que dá destaque às iniciativas no âmbito social, econômico e de segurança das mulheres, e cria novas medidas como o Abrigo Amigo e Protocolo Não Se Cale. Mais informações neste link.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SP

Faça um comentário