Compartilhar
Museu da Imagem e do Som realiza evento especial de jogos, fala aberta sobre fotografia e roda de capoeira
23 de outubro de 2025 – 11:59
#Capoeira #Evento especial #fala aberta #Fotografia #jogos #MIS
Ascom MIS – Texto
Divulgação – Foto
O GaMIS, o evento de jogos do MIS, terá diversas atividades lúdicas, além de show da Banda Super Geek
O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma programação diversificada. No sábado (25), acontece o GaMIS, o evento de jogos do MIS, e visita mediada na Galeria da Liberdade. No domingo (26), acontece roda de capoeira e fala aberta sobre fotografia. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.
No sábado (25), das 15h às 19h, acontece o GaMIS, o evento de jogos do MIS. O evento contará com Just Dance, feira geek, exposição e oficina de Pixel Art, fliperamas clássicos, Lan House Freeplay, jogos de tabuleiro, óculos de realidade virtual e uma exposição com desenvolvedores locais mostrando todo o talento da cena gamer. Às 18h, acontece show da Banda Super Geek. Com temática 100% geek, nerd e otaku, a banda fortalezense se dedica a celebrar a cultura pop através das músicas de animes, séries, filmes e games. Este é o último sábado do ano que o evento acontece.
Roda de capoeira
“Cobertura de mais uma edição do “Vem Vadiar no Museu” que aconteceu em 25 de maio, domingo. Uma roda de capoeira conduzida por Mestre Urso Preto, que convida a todos para gingar e celebrar esta rica herança cultural. Fortaleza, 25/05/2025”; “Foto: Natália Magalhães”
No domingo (26), das 16h às 17h30, acontece na praça do MIS o Vem Vadiar no Museu, a roda de capoeira conduzida por Mestre Urso Preto, do território do Campo do América. A roda acontece no último domingo de cada mês e convida a todos para gingar, brincar e celebrar a preservação desta rica herança cultural.
Pensando no papel que os museus possuem de salvaguardar as memórias e patrimônios culturais, materiais e imateriais na nossa sociedade, como uma ferramenta de mediação dessas atividades, o MIS acolhe e incentiva a manifestação da capoeira com uma roda aberta ao público, onde todos podem participar.
Fala aberta
Também no domingo (26), das 16h30 às 17h30, acontece no auditório do Casarão a fala aberta “Zomadônu – O Vodum que atravessou o Atlântico”, com o fotógrafo maranhense Marcio Henrique Furtado Vasconcelos. O momento faz parte de uma itinerância da 6ª edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central. A fala discute sobre o trabalho baseado nas pesquisas do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger e de Sergio Ferretti, antropólogo e museólogo carioca/maranhense, que afirmam que a ex-Rainha do Daomé, Nã Agotimé, teria sido vendida como escravizada ao Brasil e seria a fundadora da Casa das Minas de São Luís do Maranhão (Querebentã de Zomadônu), em meados do século XIX.

A Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, promove ao longo do mês de outubro visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. A ação acontecerá sempre aos sábados, às 17h. A equipe de educadores do espaço guiará os visitantes em uma experiência profunda e reflexiva por meio das histórias de resistência de mulheres que tiveram suas trajetórias marcadas pela luta em defesa dos direitos humanos e da democracia. São ofertadas 40 vagas para pessoas acima de 12 anos e as inscrições serão por ordem de chegada.
A Galeria da Liberdade funciona de quarta a sábado, com horários diferenciados: quartas e quintas, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Exposições no MIS
Na sala imersiva do MIS estão em cartaz “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Bezoar do Tempo” (andar +2), “Avatara” (andar -2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
Essa é a última semana para conferir “Re-floresta”, em cartaz na Sala Imersiva do MIS. A obra audiovisual imersiva será exibida até o dia 26 de outubro, domingo. A exposição propõe uma experiência que atravessa os caminhos da artista amazônida Roberta Carvalho, cuja trajetória de mais de 15 anos entrelaça arte, natureza e tecnologia como forma de escuta, reflexão e transformação.
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Banda SuperGeek toca músicas de animes e clássicos nerds
Serviço
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles
Entrada: gratuita.
GALERIA DA LIBERDADE
Avenida Barão de Studart, 505. Meireles
Entrada: gratuita.
GAMIS – Level IV
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 15h às 19h
Local: Vários espaços do MIS
Banda SuperGeek toca músicas de animes e clássicos nerds
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 18h às 19h
Local: Praça do MIS
Vem vadiar no Museu: Roda de capoeira com o Mestre Urso Preto
Data: 26 de outubro (domingo)
Horário: 16h às 17h30
Local: Praça do MIS
ZOMADÔNU – O Vodum que atravessou o Atlântico
Fala aberta com Marcio Henrique Furtado Vasconcelos
Data: 26 de outubro (domingo)
Horário: 16h30 às 17h30
Local: auditório do Casarão
Visita mediada à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” com educadores da Galeria da Liberdade
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 17h às 18h
Local: Galeria da Liberdade
Classificação indicativa: 12 anos
40 vagas. Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

