Compartilhar

MPRN reúne entidades de saúde e sociedade civil para debater ampliação de cobertura vacinal

Publicado em: 23/10/2025 03:56

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 62ª Promotoria de Justiça de Natal, reuniu nesta terça-feira (7) diversas entidades da saúde e da sociedade civil para debater medidas de ampliação da cobertura vacinal. No encontro, foi apresentado ainda o projeto e a campanha institucional “Vacine seu futuro” que busca promover a conscientização da população sobre a importância das vacinas na primeira infância.

A promotora de Justiça Elaine Cardoso, titular da 62ª Promotoria de Justiça, abriu a reunião agradecendo a todos por atender ao convite. “A promotoria tem diversos procedimentos abertos nesta área para acompanhar a execução da política, que abrange desde aspectos estruturais dos serviços de saúde até sistema de informação, passando pela facilitação do acesso, e analisando referidos procedimentos e os indicadores de cobertura vacinal dos últimos anos, percebemos que essa é uma questão que precisa ser trabalhada de forma coletiva enquanto sociedade. A dificuldade de alcançar as metas de cobertura do Programa Nacional de Imunização, inclusive em doenças anteriormente erradicadas, como poliomielite, sarampo e coqueluche, mostra a necessidade e importância do engajamento e busca da vacinação pela sociedade, razão pela qual essa reunião interinstitucional tem grande valor”, registrou a promotora.

O projeto “Vacine seu futuro” busca, então, mobilizar tanto os órgãos de saúde governamentais como demais entidades da sociedade civil organizada na promoção da informação sobre a importância da imunização e, portanto, uma procura efetiva pelos serviços de vacinação com melhoria dos indicadores e maior proteção à saúde de todos. Entre as medidas, o projeto contará com uma campanha nas redes sociais e com divulgação de cartazes buscando sensibilizar as pessoas sobre o calendário vacinal.

Entre as entidades presentes, a Associação Médica Brasileira no Rio Grande do Norte enalteceu o projeto registrando a importância das vacinas na promoção da saúde pública. “Extremamente pertinente essa iniciativa, para que as vacinas tenham o reconhecimento social à altura do impacto histórico que proporcionaram para as políticas de saúde. Nossa realidade enquanto profissionais mudou muito nos últimos 60 anos devido a descoberta das vacinas, os avanços tanto nessa área como em outras só foram possíveis graças a elas. Mas infelizmente as pessoas parecem ter esquecido disso, apagaram aquele passado de doenças, hoje preveníveis, que não é tão distante”, registrou o médico Itamar Ribeiro, atual presidente da AMB/RN.

A reunião contou com a participação ainda da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), do Rotary Club de Natal, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Secretaria Municipal de Educação, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da área da Saúde (Caop-Saúde), da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Cedeca Casa Renascer, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN), Serviço Social do Comércio (Sesc), do Conselho Estadual de Saúde, da Casa da Amizade, da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Natal, e da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN).

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RN

Faça um comentário