Pinacoteca do Ceará recebe Rosana Paulino para aula aberta sobre arte, memória, gênero e raça

Publicado em: 22/10/2025 13:21







22 de outubro de 2025 – 13:17
#Pinacoteca do Ceará #Rosana Paulino #Secult


Pinacoteca do Ceará – texto

Gabriela Portilho – foto


O encontro acontece na sexta-feira, dia 31 de outubro, a partir das 18h, com entrada gratuita

A Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, recebe a artista e pesquisadora Rosana Paulino na aula aberta “Obra, Pesquisa e Ensino”. O encontro ocorre na sexta-feira (31), às 18h, e vai discutir a potência crítica e formativa da produção da artista, num diálogo sobre arte, memória, gênero e raça. A entrada é gratuita, com inscrições por ordem de chegada, e a classificação indicativa é livre.

Com uma obra que investiga as feridas coloniais ao problematizar seus vestígios na contemporaneidade, Rosana Paulino é um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira, destacando-se por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrente do racismo e das marcas deixadas pela escravidão. Paulino estará no Pavilhão do Brasil na 61ª Bienal de Veneza, em 2026, ao lado da também artista Adriana Varejão. O projeto “Comigo ninguém pode”, que representará o país, é composto inteiramente por mulheres, sob curadoria de Diane Lima.

Paulino é doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Como artista, trabalha com diferentes técnicas, como escultura-objeto, escultura-gravura, fotografia-pintura e instalações. Com uma produção reconhecida internacionalmente, o encontro vai partir da trajetória da artista e entrelaçar projeto artístico, pesquisas acadêmicas e a experiência como educadora.

Sobre o artista

A artista Rosana Paulino é doutora em Artes Visuais e bacharel em Gravura pela ECA/USP, e especialista em gravura pelo London Print Studio, reconhecida como uma das artistas mais relevantes de sua geração. Sua trajetória é marcada por importantes reconhecimentos, como o Konex Mercosur: Artes Visuais (Argentina, 2022), o MUNCH Award (Noruega, 2024), e pela participação na 35ª Bienal de São Paulo. Em 2018, fez história ao ser a primeira artista negra brasileira a ganhar uma exposição individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo com “A Costura da Memória”, que também passou pelo Museu de Arte do Rio (MAR), abordando questões decoloniais e de gênero no Brasil. Suas obras integram os acervos de importantes instituições nacionais e internacionais, como MAM São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, Malba, MoMA e Tate Modern. Além de sua produção artística, Rosana Paulino é integrante do Comitê Consultivo do Programa Cátedra Pequena África, na Casa Escrevivência, uma iniciativa que estimula debates interdisciplinares sobre temas sociais, culturais e acadêmicos.

Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.

Serviço

Aula Aberta “Obra, Pesquisa e Ensino”

Com Rosana Paulino

Quando: 31 de outubro, sexta-feira, a partir das 18h

Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, Praça da Estação s/n – Centro, Fortaleza)

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade em Libras

Inscrições por ordem de chegada. Participação sujeita à lotação do espaço.




Fonte: Agência de Notícias do Estado do CE

Compartilhar

Faça um comentário