Compartilhar

João Azevêdo participa de cerimônia de pré-embarque de estudantes e servidores pelo programa Paraíba sem Fronteiras e destaca investimentos em pesquisa e inovação

Publicado em: 20/11/2025 04:56

O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (19), no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, em João Pessoa, da cerimônia de pré-embarque dos novos bolsistas selecionados nos editais do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF). Ao todo, 34 bolsistas irão estudar em universidades de ponta na Escócia, Itália e Inglaterra.  

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos da gestão em Ciência e Tecnologia e a satisfação de acompanhar estudantes e servidores darem um passo importante em suas vidas acadêmicas e profissionais. “Nós acreditamos que o avanço da sociedade depende também da Ciência e Tecnologia e, por isso, investimos nos últimos anos mais de R$ 700 milhões em editais de pesquisa e bolsas para dentro e fora do Brasil. Agora, celebramos mais uma etapa, com o envio de 34 estudantes e servidores para outros países, o que será um diferencial dentro do processo produtivo”, frisou.  

O gestor também destacou a tradição da Paraíba na área e a ampliação de estruturas para oferecer as condições de estudo. “O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação é um exemplo de investimentos em Ciência e Tecnologia e nós queremos que esse espaço esteja cheio de estudantes, pesquisadores, startups, o que fará uma diferença na sociedade. Nós também vamos instalar na Paraíba o primeiro computador quântico do país, que marca uma nova etapa da capacidade computacional”, acrescentou.  

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, evidenciou que o Paraíba sem Fronteiras já investiu mais de R$ 24 milhões no programa de internacionalização. “Nós temos resultados importantes, demonstrando a força da ação implantada pelo Governo do Estado. Além dos estudantes, temos servidores públicos do estado embarcando, concretizando a inserção internacional das nossas instituições de pesquisa, que olha desde a parte acadêmica até a participação de empresas e a qualificação para exportação, mudando o cenário da pesquisa e consolidando a Paraíba como um estado de conhecimento”, falou.   

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Rangel Júnior,  afirmou que a nova etapa do programa Paraíba sem Fronteiras é um momento de celebração de conquistas e fortalecimento do conhecimento. “O meu sentimento é de alegria porque na minha época de graduação isso era algo impensável. Não tínhamos a ideia da oportunidade de fazer um intercâmbio e a ação do Governo do Estado contribui para o enriquecimento da Paraíba, possibilitando que servidores e estudantes tenham uma grande experiência porque eles voltarão transformados pelos novos contatos culturais e pessoais”, pontuou. 

Paraíba Sem Fronteiras – Foram contemplados oito servidores do Edital nº 44/2025, que participarão da primeira edição do Curso de Capacitação para Gestão de Políticas Públicas de Inovação no City of Glasgow College (COGC), na Escócia. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação de gestores públicos do Governo da Paraíba, que desenvolvem projetos na área de inovação, promovendo a mobilidade internacional e a troca de experiências com ecossistemas de inovação do Reino Unido. 

A técnica administrativa da Universidade Estadual da Paraíba e professora do projeto Limite do Visível, Liliane Braga, agradeceu a oportunidade de crescimento profissional concedida pelo Governo da Paraíba. “Nós esperamos que os projetos desenvolvidos nas nossas instituições possam ser replicados e ganhem essa perspectiva de aperfeiçoamento por meio do curso de Gestão Pública e Inovação que vamos fazer em Glasgow. Com o projeto que submetemos, no âmbito da biblioteca da UEPB, promovemos ações de cidadania digital e inovação e pensamos em construir uma rede de bibliotecas dos órgãos da administração direta e indireta do estado para que a gente possa estender esse serviço aos cidadãos”, falou.  

Já 25 estudantes foram selecionados no Edital nº 43/2025 para bolsas de Graduação Sanduíche no Warwickshire College and University Centre, na Inglaterra; e 1 bolsista do Edital nº 46/2025, que realizará intercâmbio acadêmico na Università di Firenze, na Itália.  

O estudante de Rede de Computadores e Cibersegurança, André Henriques, irá para a Inglaterra e falou da emoção de estudar e conhecer um novo país pela primeira vez. “Eu estou muito ansioso e com uma expectativa muito alta porque eu nunca saí da Paraíba e já vou para um outro país que fala a língua inglesa e isso vai ser muito importante para o meu currículo, principalmente, porque vou fazer um curso de alto nível e que tem uma alta demanda no mercado de trabalho”, disse. 

Prestigiaram a solenidade o deputado estadual João Gonçalves; além dos auxiliares da gestão estadual Roberto Paulino (secretário chefe de Governo), Vital Costa (secretário executivo do Desenvolvimento Econômico), Naná Garcez (presidente da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC) e Eliz Regina (gestora de projetos da Secties).

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário