Compartilhar
Do Piauí Para o Mundo: estudantes da rede pública estadual embarcam com destino aos Estados Unidos
Quarenta estudantes e oito professores da rede pública estadual embarcaram, nesta terça-feira (18), para Boston, nos Estados Unidos, onde participarão de um intercâmbio de 30 dias promovido pelo Governo do Estado por meio do programa Do Piauí Para o Mundo. A iniciativa oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar a rotina de uma High School americana e ampliar experiências acadêmicas e culturais.
No aeroporto, emoção e expectativa marcaram a despedida. Entre os familiares, Edilene Soares alternava entre o orgulho e a ansiedade ao repassar os últimos conselhos à filha, Ana Clara Ribeiro, prestes a embarcar em sua primeira viagem internacional. “É um sonho que sempre pareceu distante das nossas condições atuais, mas que está se tornando realidade aqui, diante dos nossos olhos”, diz a mãe emocionada.
Para a jovem estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Modestina Bezerra, em Teresina, a viagem é a realização de um sonho que ela ainda custa a acreditar. “Eu mal consigo acreditar que isso está acontecendo. É minha primeira viagem internacional e, lá, vamos ter a experiência de estudar em uma High School americana. Isso me deixa muito feliz e animada. Estou muito ansiosa para conhecer o Museu do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e outros pontos turísticos da cidade de Boston”, afirma Ana.

A delegação piauiense que desembarcará em Boston é composta por alunos e professores dos Cetis Álvaro Rodrigues de Araújo (Itainópolis), Aprígio Pereira Bezerra (São Julião), Augustinho Brandão (Cocal dos Alves), Paulistana (Paulistana), Professor Francisco Luís de Oliveira (Jatobá do Piauí) e Professor José Pacífico de Moura Neto (Teresina).
Além dos times vencedores do Seduckathon, o grupo também conta com a presença de 10 estudantes da rede estadual selecionados pelo bom desempenho escolar no primeiro trimestre deste ano. Os jovens são de escolas gerenciadas pela Seduc nos municípios de Cocal dos Alves, Vila Nova do Piauí, Patos do Piauí, Pedro II e Teresina.

Filho do município de Itainópolis, na região sul piauiense, Cássio Santos é mais um dos intercambistas que se veem diante de uma oportunidade única de transformar a vida de sua família por meio da educação. Na Worcester Tech, na Doherty High School e na Framingham High School, instituições que receberão os estudantes piauienses, eles irão participar de uma programação acadêmica idealizada para o desenvolvimento dos alunos piauienses. “Desde muito pequeno eu já comentava com minha família que sonhava em conhecer os EUA, e poder realizar isso esse ano é uma grande realização. É a certeza de que nosso trabalho valeu a pena. Estou muito ansioso para ter esse contato com uma outra cultura, uma outra língua. Eu tenho foco em aprender inglês e isso para mim vai ser perfeito”, projetou o jovem.

Durante o intercâmbio, os estudantes serão integrados a aulas de Robótica, Biotecnologia, Marketing Digital, Empreendedorismo, Automação e Estética Profissional. A programação contará ainda com um Curso de Introdução à Negociação com metodologia de Harvard, realizado no MIT. A experiência será complementada por visitas culturais ao New England Aquarium, MIT Museum, Harvard Tour Educacional e Boston Museum of Science.
“No que depender do governador Rafael Fonteles e de nós, do time da Secretaria da Educação, esta será uma política permanente. O Do Piauí Para o Mundo é uma iniciativa inovadora, pioneira. A maioria dos estados que promovem intercâmbios, e não são muitos, o fazem para fins de passeio, para aprendizagem de inglês. Nós, além de também valorizarmos esses aspectos, queremos que nossos estudantes tenham essa experiência tecnológica, inovadora, de aprenderem mais sobre empreendedorismo, programação e para que possam voltar transformados para transformarem”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Em 2025, o Programa Do Piauí Para o Mundo irá garantir intercâmbio estudantil a 130 estudantes e 26 professores da rede pública estadual, vencedores da edição deste ano do maior hackathon das escolas públicas do mundo.
Os destinos das delegações piauienses passam por seis países: Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura. O programa, promovido pelo Governo do Piauí, assegura todos os custos das viagens, como passagens, hospedagem, alimentação, seguro saúde, passaporte e visto, além de oferecer aos intercambistas kits de viagem com notebooks, malas, roupas e cadernos.

