Compartilhar
Governador Jorginho Mello entrega reforma do Teatro Pedro Ivo Campos em noite de celebração da cultura catarinense
Fotos Jonatã Rocha/Secom GOVSC
Cortinas abertas, música boa, emoção e alegria. Foi assim a noite de reinauguração do Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. A estrutura totalmente reformada foi entregue à população catarinense pelo governador Jorginho Mello, pela vice-governadora, Marilisa Boehm e pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, nesta terça-feira,18. O ato contou com a solenidade de reabertura e com um show especial da Camerata Florianópolis, com os campeões do Festival Santa Catarina Canta e participação da cantora Bia Barros.
“Nós apressamos, porque eu queria iniciar essas atividades aqui, antes de começar a temporada de verão. Para receber aqui peças, concertos, eventos de qualidade. Isso foi uma transformação. A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Teresinha, e a Secretaria de Administração trabalharam muito para que isso pudesse acontecer. Porque estava largado, o telhado com infiltrações, nós tivemos que refazer tudo aqui dentro. Então nós estamos entregando hoje com muita alegria para que aqui seja mais um ponto de encontro da sociedade de Florianópolis e do estado de Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Fechado para reforma desde março de 2024, o Teatro Pedro Ivo Campos ganhou cara nova com investimento de R$ 3,5 milhões por parte do Governo do Estado. Na noite de reabertura, além da qualidade musical que era apresentada no palco, o público pôde usufruir das novas poltronas, carpetes impecáveis e novo sistema de ar condicionado. A repaginação também contou com uma cortina cênica renovada, camarins e telhado totalmente trocados, tudo para dar mais comodidade e segurança ao público.

“A determinação do governador, logo que eu assumi a Fundação, era reabrir todas as casas. E o Pedro Ivo era, dentre elas, mais uma que precisava ser restaurada, refeita, reformada. Então a gente com esmero cuidou de cada pedacinho desse teatro para poder entregar nessa noite memorável, com esse show memorável. Estamos muito felizes com o resultado e esperamos que o público sinta o nosso carinho e a nossa alegria de preparar mais esse espaço cultural. Então, com certeza, a arte ganha, o público ganha e o governo mostra mais uma vez que cumpre o seu compromisso com a cultura. O governador é um cumpridor das suas promessas e estamos muito satisfeitos com o resultado”, ressaltou a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.
Regente da Camerata Florianópolis, o maestro Jeferson Della Rocca comemorou a disponibilidade de mais um equipamento cultural para receber as mais diferentes expressões de arte.
“O teatro é a casa do artista, onde ele pode manifestar tudo que ele produz durante toda uma vida, uma programação que às vezes ele pratica durante todo um ano. Então, é fundamental ter um instrumento cultural como um teatro que foi totalmente reestruturado, de muito bom gosto, com os melhores equipamentos, ou seja, não foi apenas uma reforma para deixar ele bonito, mas para deixar ele ainda mais funcional. Foi um grande acerto do governador Jorginho Mello, que já entregou o TAC (Teatro Álvaro de Carvalho) também com uma reforma muito bem feita e agora o Teatro Pedro Ivo reestruturado, com tanta competência, com tanto carinho, para nós, artistas, a gente se sente realmente lisonjeado de poder agora ter à disposição um espaço como esse”, afirmou o maestro.

Sobre o espaço
O Teatro Pedro Ivo Campos abriu suas portas para receber o público pela primeira vez em 21 de novembro de 2008, após três anos de obras. Atualmente, é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e é o mais novo entre os teatros sob responsabilidade do Estado.
O equipamento cultural se encontra no Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, na rodovia SC-401, e conta com área de 2,6 mil metros quadrados, com capacidade para 520 espectadores. O palco tem uma área de 450 metros quadrados e uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do teatro, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a plateia.
Show de reabertura
A noite de reabertura do Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis contou com um show especial da Camerata Florianópolis. Além da participação da cantora Bia Barros, subiram ao palco cantores catarinenses vencedores das edições de 2024 e 2025 do Festival Santa Catarina Canta.
