Compartilhar
Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional reforça compromisso do MPES com a defesa do meio ambiente na COP30
A Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade, representou a instituição nos debates da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA), onde reiterou o compromisso do MPES com a proteção ambiental.
Na sexta-feira (14/11), Luciana Andrade participou e mediou painéis do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FNCIAT), realizado na Casa Sustentabilidade Brasil, em evento paralelo à COP30.
Entre as atividades, a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional esteve presente na palestra “Pacto Ecológico Capixaba: A Agroecologia como Sistema Alimentar Sustentável em um Cenário Sindêmico de Mudanças Climáticas”, apresentada pela Coordenadora do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, dos Transgênicos e pela Agroecologia (FESCIAT), Promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro.
Na oportunidade, Luciana Andrade destacou que o projeto coordenado pela colega tem gerado resultados relevantes para o Espírito Santo.
Ainda durante a COP30, acompanhada pela Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA), Bruna Legora de Paula Fernandes, a Subprocuradora-Geral se reuniu com o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, para alinhar a realização de diálogos estratégicos sobre temas ambientais de interesse comum entre os Municípios e o MPES.
No sábado (15/11), Luciana Andrade integrou o painel “Os Desafios de Investimentos para Adaptação às Mudanças Climáticas no Brasil”, promovido pelo Instituto para o Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social na Green Zone da COP30. Também participaram o Procurador do Estado do Pará Ibrahim Rocha, o professor da UFPE e UFPB Talden Farias e a liderança quilombola Rosenilda Botelho Gomes.
A Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional apresentou a experiência capixaba, além de integrar lançamento do livro “Mudanças Climáticas e COP30”.
