Compartilhar
Após 50 anos, Colegião de Criciúma recebe aparelhos de ar-condicionado
Foto: Marllon Legnaghi/Secom GOV SC
Desde sua construção, a escola estadual EEB Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos aguardava a climatização das salas de aula, que se tornou realidade com o programa Escola Boa, do Governo de SC
Após 50 anos de espera, a EEB Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião de Criciúma, terá todas as salas de aula climatizadas. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), iniciou uma reforma elétrica completa na escola estadual para a instalação dos equipamentos, representando um investimento de quase R$ 670 mil. Ao todo, 965 alunos serão beneficiados com a climatização.
“Essa escola tem 50 anos e nenhum governo se preocupou em colocar ar-condicionado para os estudantes. Estamos trocando toda a fiação para receber a nova carga e os aparelhos já estão aqui. Educação levada a sério é tratar os nossos alunos com conforto e dignidade. Vai ter ar-condicionado em todas as salas aqui dessa escola e de todas as escolas estaduais de Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.
A meta é climatizar todas as salas de aula das escolas estaduais até o início do ano letivo de 2026, em 19 de fevereiro. Além das reformas elétricas, a SED já distribuiu 3.650 novos aparelhos de ar-condicionado para escolas de diversas regiões catarinenses. A iniciativa faz parte do programa Escola Boa, do movimento Educação Levada a Sério, e reforça o compromisso do governo estadual com a infraestrutura da rede de ensino.
“O objetivo é oferecer aos nossos estudantes espaços cada vez mais adequados para que tenham as melhores condições para o desenvolvimento do aprendizado. A climatização das salas de aula é uma das missões do governador Jorginho Mello, e estamos com nossas equipes dedicadas a consolidar esse padrão nas escolas de todas as regiões de Santa Catarina”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Educação Levada a Sério
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou o programa Educação Levada a Sério, o maior pacote de investimentos da história da educação catarinense. O valor total é de R$ 4,1 bilhões, voltado a quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.
Essas frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação pública em todas as regiões do Estado. Entre elas estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e formação continuada dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional, alinhado aos arranjos produtivos regionais.
O programa também se conecta às políticas de acesso e permanência no ensino superior, como a Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que ampliam oportunidades e impulsionam o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.
