Compartilhar
Dia D de Saúde Integral do Homem promove cuidado, prevenção e acolhimento aos servidores da SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa (GADM), da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (GEAS) e do Projeto Meu Trabalho Me Faz Bem, realizou o Dia D de Saúde Integral do Homem, nesta terça-feira (18), no auditório do Hemocentro. A ação reforçou a importância da prevenção e estimulou os servidores a refletirem sobre o autocuidado, por meio de palestras, testes rápidos, práticas integrativas e atendimentos voltados especificamente ao público masculino.
O coordenador da Saúde do Homem, Hélio Soares, destacou que o objetivo do evento é quebrar a barreira cultural que afasta muitos homens dos serviços de saúde. Segundo ele, essa distância começa ainda na adolescência e se reflete diretamente nos índices de mortalidade. “A cada três pessoas que morrem no Brasil e na Paraíba, duas são homens. Entre 20 e 30 anos, quatro em cada cinco mortes são masculinas”, explicou.
A Saúde do Homem reforça ainda que mudanças simples — como consultas periódicas, exames preventivos, boa alimentação e atividade física — podem salvar vidas e que a iniciativa de realização do Dia D de Saúde Integral do Homem também fortalece o compromisso da SES em cuidar de quem cuida.
A coordenadora do Projeto Meu Trabalho Me Faz Bem, Elaine de Farias, ressaltou que o evento foi planejado para facilitar o acesso dos servidores às informações e aos serviços de prevenção. “Historicamente, os homens têm dificuldade de falar sobre saúde. Muitos ficam tímidos, não procuram atendimento. Por isso, unimos esforços com o setor de Saúde do Homem para criar um momento de incentivo”, afirmou. A programação contou com testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis; aferição de pressão arterial; palestra educativa; e diversas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como acupuntura, massagem terapêutica, reflexologia podal e auriculoterapia, promovendo cuidado integral em um ambiente acolhedor.
Um dos servidores que participou das atividades foi Ademilson Montes, da Assessoria Técnica Normativa (ATN). Ele enfatizou a importância de ações que aproximam os homens do cuidado. “Existe até um ditado que diz que os homens cuidam mais do carro do que da própria saúde. Eu tento ir na contramão disso. Só quando estamos bem é que conseguimos cuidar dos outros”, comentou. Para ele, o evento é uma oportunidade de esclarecer dúvidas, detectar precocemente possíveis problemas e fortalecer hábitos de prevenção.
A iniciativa reafirma o compromisso da SES com a promoção da saúde no ambiente de trabalho e com a valorização do servidor público, estimulando uma cultura de cuidado que ultrapasse a rotina laboral e alcance o bem-estar físico e emocional de todos.
