Compartilhar
Operação do governo de RO assegura participação de mais de 250 alunos de zonas rurais e comunidades ribeirinhas no Enem
Com o apoio de ônibus, barcos e caminhonetes, a equipe da Superintendência percorreu mais de 250 quilômetros pelos rios Mamoré, Guaporé e Pacaás Novos, além de 330 quilômetros de estradas de chão
Neste final de semana, 15 e 16 de novembro, uma ampla operação logística, com o objetivo de assegurar aos estudantes das zonas rurais, distritos e comunidades ribeirinhas a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi promovida pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e executada pela Superintendência Regional de Educação (Super) de Guajará-Mirim.
Com o apoio de ônibus, barcos e caminhonetes, a equipe da Superintendência percorreu mais de 250 quilômetros pelos rios Mamoré, Guaporé e Pacaás Novos, além de 330 quilômetros de estradas de chão, superando desafios de acesso, longas distâncias e condições adversas para garantir que os alunos chegassem com segurança e pontualidade aos locais de prova, na cidade de Guajará-Mirim.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos são fundamentais para o fortalecimento da educação rondoniense. “O governo tem trabalhado para garantir a melhoria da infraestrutura escolar, o transporte dos estudantes, a valorização dos profissionais da educação e a ampliação das oportunidades de aprendizagem, promovendo avanços concretos em todas as regiões do estado”, salientou.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, reforçou o dever do estado com os alunos. “Assegurar que esses estudantes chegassem ao Enem com segurança e pontualidade foi fundamental para reconhecer o grande esforço da equipe envolvida. Nenhuma distância pode impedir o direito de aprender e seguir em frente. Esse esforço conjunto demonstra que a educação em Rondônia avança para todos”, afirmou.
BENEFICIADOS
Foram atendidos um total de 255 alunos, entre eles estudantes das escolas estaduais:
- Maria Laurinda Groff, dos quais 70 foram transportados;
- Casimiro de Abreu, com 65 alunos atendidos;
- Professor Salomão Silva, com 80 estudantes levados pela operação;
- Presidente Eurico Gaspar Dutra, que teve 10 alunos transportados no distrito do Iata;
- Salomão Justiniano de Melgar, com 15 estudantes atendidos no distrito de Surpresa; e
- Escola Indígena Marechal Rondon, com 15 alunos transportados na Aldeia Tanajura.
A superintendente regional de educação de Guajará-Mirim, Eunice de Oliveira, destacou o resultado da operação. “É um trabalho árduo e desafiador, mas extremamente gratificante. Ver nossos alunos vindos de lugares tão longínquos e, tendo a oportunidade de participar do Enem, almejando o ensino superior é o incentivo para que sigamos firmes na missão de promover uma educação pública eficiente e acessível a todos.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
