Compartilhar
Assembleia homenageia personalidades com medalhas e título de ‘Cidadão Maranhense’
Sessão solene reafirma compromisso do Parlamento em reconhecer trajetórias que fortalecem a cidadania, segurança pública, justiça e compromisso social
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, nesta segunda-feira (17), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene destinada à entrega de honrarias a personalidades que têm contribuído de forma relevante para a sociedade maranhense. Na ocasião, foram concedidas a Medalha do Mérito Legislativo Sargento Sá, a Medalha Manuel Beckman e o Título de ‘Cidadão Maranhense’. As homenagens são fruto de proposições do deputado Wellington do Curso (PL).
O ato solene foi presidido pelo deputado Wellington do Curso e contou com a presença de diversas autoridades, convidados, amigos e familiares.
Compuseram a mesa de honra da cerimônia os homenageados tenente Carlos César Pereira Ferreira; Tatiane de Oliveira Fernandes e a subtenente Ana Paula Martins Rodrigues; o promotor de justiça Carlos Augusto Soares; a juíza Suely de Oliveira Santos Feitosa; o ex-Procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público do Estado do Maranhão (CONAMP), promotor Tarcísio José Sousa Bonfim; e o comandante do Centro Tático Aéreo (CTA), comandante Luís Magno
Reconhecimento
Em sua saudação aos homenageados, o deputado Wellington do Curso destacou a contribuição dos homenageados para o fortalecimento das instituições e o desenvolvimento do Maranhão.
“É um momento muito especial porque a Assembleia Legislativa do Maranhão presta uma justa homenagem a quatro importantes e ilustres personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade maranhense. A Casa do Povo sente-se honrada em poder homenageá-los.”, frisou.
Medalha Sargento Sá
A Medalha do Mérito Legislativo Sargento Sá foi entregue ao chefe do Setor de Instrução do Centro Tático Aéreo (CTA), Carlos César Pereira Ferreira, em reconhecimento à sua extensa trajetória dedicada à segurança pública.
Nascido em 24 de setembro de 1974, em São Luís, ingressou no Exército Brasileiro em 1993 e, após quase seis anos de serviços prestados, iniciou sua carreira na Polícia Militar em 2000. Ao longo de sua atuação na corporação, ocupou diversas funções, como Operador Tático Aéreo, chefe do setor de armamento e instrutor de cursos voltados à área operacional.
É detentor de várias honrarias, entre elas a Honra ao Mérito do Exército Brasileiro, a Medalha Mérito Operacional Tiradentes (PMMA) e a Medalha do Mérito Legislativo Simão Estácio da Silveira.
Medalha Manuel Beckman
Já a Medalha Manuel Beckman foi concedida a duas personalidades. A primeira é Tatiane de Oliveira Fernandes, presidente do Instituto Soldado Fernandes Pantera. Nascida em 30 de abril de 1962, em São Luís, Tatiane transformou uma tragédia pessoal — a morte de seu filho, o SD Fernandes, durante missão militar em 2015 — em uma iniciativa de apoio aos profissionais da segurança pública.
Em 2016, ela fundou o Instituto Soldado Fernandes Pantera, que oferece atendimento psicológico, serviços de saúde, ações sociais e o projeto Hemo-Pantera, voltado à captação de sangue para militares e seus familiares.
A segunda homenageada com a Medalha Manuel Beckman foi a subtenente Ana Paula Martins Rodrigues, da Polícia Militar do Maranhão (PM/MA).
Nascida em 9 de abril de 1973, em São Luís, ela ingressou na PM-MA em 1994 e se destacou por sua atuação pioneira na área de Serviço Social da corporação, sendo a primeira policial militar a assumir tais atribuições, em 2004.
Graduada em Serviço Social e especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública, Ana Paula idealizou o projeto CAPS Itinerante e foi a primeira cabo feminina indicada para compor o quadro de instrutores do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em 2010.
Título de Cidadão Maranhense
O Título de Cidadão Maranhense foi concedido ao presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), promotor de Justiça Carlos Augusto Soares.
Natural de Oeiras (PI), onde nasceu em 16 de novembro de 1970, ele construiu uma sólida trajetória no Maranhão ao longo de mais de 30 anos de dedicação ao serviço público. Foi servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e, posteriormente, atuou como promotor de Justiça em diversas comarcas.
É graduado em Direito pela UFMA, possui pós-graduações em diversas áreas, além de ser autor do livro de poemas Vertigem e membro fundador da Academia Literária do Maranhão (ALMA).
Agradecimentos
Os homenageados agradeceram à Assembleia Legislativa do Maranhão a concessão das honrarias.
“Ficamos honrados pelo reconhecimento de nosso trabalho pelos legítimos representantes do povo do Maranhão. Agradeço especialmente ao deputado Wellington do Curso pela deferência”, afirmou o tenente Carlos César Pereira Ferreira.
“A palavra para o momento é gratidão, em primeiro lugar a Deus, por chegar até aqui. Sinto-me muito honrada pela homenagem. Recebo com muito orgulho e carinho que tenho pelo deputado Wellington do Curso”, disse Tatiane Fernandes.
“É uma satisfação muito grande e uma honra receber o título de Cidadão Maranhense. Significa o reconhecimento de um trabalho feito com muito amor em favor do povo maranhense. Esse reconhecimento só aumenta meu compromisso com o Estado do Maranhão que tão bem me acolheu”, ressaltou o promotor Carlos Augusto Soares.
“É um momento extremamente importante e emocionante. Essa homenagem é um reconhecimento ao meu trabalho na Polícia Militar do estado do Maranhão, corporação centenária a que sirvo com muita dedicação e orgulho. Agradeço de coração a todos os deputados pela concessão dessa honrosa distinção”, destacou a subtenente Ana Paula.
