Compartilhar

Banda da PMPI: 150 anos de história, tradição e presença nos grandes momentos do Piauí

Publicado em: 16/11/2025 13:32

O Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí completou 150 anos de história em 2025, consolidando-se como uma das mais antigas bandas militares em atividade do Brasil. Hoje, o grupo conta com 31 integrantes, entre oficiais e praças, que realizam cerca de 150 apresentações por ano em Teresina e em diversas cidades do estado. As atuações vão desde cerimônias militares e solenidades oficiais até concertos, festivais culturais e eventos comunitários, sempre com a missão de levar música e emoção à população piauiense.

Atual regente, o capitão Eliseu Gomes faz parte da Banda da PMPI há 34 anos. Ele comanda a rotina diária de ensaios no complexo onde funciona o Centro de Formação da Polícia Militar. Uma história cheia de capítulos marcantes.

“Incorporei na PMPI em 1990 e no mesmo ano fui lotado na banda de música. Em 1993 fui transferido, com mais 12 músicos, para o Corpo de Bombeiros para criar a banda do CBM, que terminou sendo desativada em 1997. Retornei para banda da PMPI para escrever novos capítulos dessa história”, conta orgulhoso o oficial.

História 

Fundada em 16 de junho de 1875, o grupo atravessou gerações marcando presença em momentos históricos do estado, entre eles, a visita do Papa João Paulo II a Teresina, em 1980, quando o pontífice foi recebido por milhares de fiéis. Nas mais recentes incorporações de novos militares à corporação, a banda também estava lá, reafirmando seu papel de unir música, civismo e emoção.

(Foto: Mateus Araújo)

Criada pela resolução nº 895, assinada pelo então presidente da Província do Piauí, Delfino Augusto Cavalcante d’Albuquerque, a banda começou com apenas 20 integrantes, sob a regência de Pedro Sanches e com Joaquim Gonçalves Berillo como contramestre. Desde então, mantém-se ativa e em constante evolução, consolidando-se como o grupo musical mais antigo em funcionamento no Piauí.

(Foto: Mateus Araújo)

Patrimônio Cultural Imaterial

Reconhecendo sua importância cultural e histórica, o Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, por meio da lei nº 7.901, de 15 de dezembro de 2022.

Versátil, a banda se apresenta em diferentes formações, que variam da tradicional banda marcial às composições de concerto e grupos populares. Essa pluralidade sonora garante a renovação constante do repertório, sem perder o vínculo com as raízes e a identidade militar.

(Foto: Mateus Araújo)

Com uma trajetória marcante, a Banda da PMPI continua sendo um elo entre a corporação e a sociedade. Em cada nota executada, carrega consigo o legado de 150 anos de tradição e o compromisso de transmitir, por meio da música, mensagens de paz e esperança.

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Faça um comentário