Compartilhar

Em Cocal do Sul, governador assina o primeiro convênio do programa Estrada Boa Rural

Publicado em: 15/11/2025 23:49

Fotos: Jonatã Rocha/Secom GOVSC

O primeiro convênio do programa Estrada Boa Rural com uma prefeitura foi assinado neste sábado, 15, pelo governador Jorginho Mello, em Cocal do Sul. A iniciativa que visa levar asfalto para vias rurais foi lançado em julho. Na cidade do Sul do estado serão nove quilômetros com investimento de R$ 12 milhões.

“É muito gratificante ver esse projeto saindo do papel aqui em Cocal do Sul. O Estrada Boa está sendo um sucesso e o Estrada Boa Rural vem pra complementar isso. É para os 295 municípios, o prefeito que desejar fazer a parceria, e fizer o projeto, vai ser contemplado, é para todos os prefeitos, é um programa estadual. Nós queremos fazer 2.500 quilômetros por toda zona rural de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.

O programa Estrada Boa Rural foi lançado no último mês de julho. É custeado pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras, que podem ter financiamento subsidiado pelo Badesc. Atualmente 39 municípios já cadastraram seus primeiros trechos, e novos convênios devem estar aptos para assinatura nos próximos dias.

“A gente tem um prazer diferenciado nesse programa, porque o governador Jorginho Mello, quando nos encomendou, a gente pôde conceber algo único no estado de Santa Catarina, que virou um exemplo para o Brasil. E eu acho que aqui em Cocal, esse é um marco daquilo que vai ficar na história de Santa Catarina: a transformação do ambiente rodoviário também no interior. Só quem está 40, 50 anos esperando um asfalto no meio da poeira, do barro, da pedra, sabe o quanto isso melhora a vida e também na questão econômica, diminuição de perda de produção, economia com o tempo de deslocamento. Esse programa veio para ser exemplo para a gente”, falou o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.

:: Mais fotos na galeria

Nesta primeira etapa vão ser disponibilizados R$ 3 milhões de reais para um segmento de dois quilômetros. O trecho se inicia pela Linha Ferreira Pontes e inclui além da pavimentação uma ciclo faixa, o que garante o deslocamento das famílias e escoamento da produção agrícola da comunidade.

“É um orgulho pra nós do Badesc termos contratado a primeira operação do Estrada Boa Rural. Os projetos chegam ao Badesc, dentro dos critérios estabelecidos, e nós atendemos as prefeituras. Atualmente já temos mais operações encaminhadas, faltando alguns documentos, e em torno de 39 operações já com alguma parte da documentação”, afirmou o presidente do Badesc, Ari Rabaioli.

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, comemorou o fato de ser a primeira cidade atendida pelo programa.

“Eu queria levar esta palavra ao governador, a gratidão do povo de Cocal do Sul, por tudo aquilo que o Governo do Estado está fazendo para o município. Primeiro pelo programa Santa Catarina Levada a Sério, nós já temos uma obra em andamento, e agora o Estrada Boa Rural. Nós não esperávamos ser os primeiros, mas trabalhávamos para ser rápido, e fomos coroados por esta primeira obra pelo programa. Isso nos enche de orgulho”, conclui o prefeito.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Faça um comentário