Compartilhar
Governo da Paraíba apoia programação da 1ª Expopatos
Exposição de animais e produtos, negócios, apresentações culturais, palestras e capacitações são os destaques da programação da 1ª Expopatos – Exposição e Feira Agropecuária de Patos, no Sertão paraibano, que ocorre até este sábado, dia 15. O evento, que conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), é realizado pela Prefeitura da cidade e acontece no Terreiro do Forró, palco do São João patoense.
O gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, ressalta que a primeira edição da Expopatos demonstra o sucesso do evento. “A Expopatos já nasce com a marca do sucesso. A participação da população de Patos e da região presente é muito importante. É um evento técnico, festivo, mas, principalmente, importante pela participação dos produtores da região”, aponta.
José Octávio destaca a variedade da programação. “Temos a presença de produtores de caprinos e ovinos, da Fazenda Tamanduá trazendo seus animais, mostrando a tecnologia que é produzida lá, inclusive das suas frutas orgânicas. Temos aqui também os queijos e os laticínios, o Salão do Queijo se fazendo presente”. Ele acrescenta: “As palestras estão acontecendo com a participação dos produtores e da sociedade de maneira geral”.
Um aspecto importante é que a 1ª Expopatos também abriu espaço para que os secretários municipais de agricultura da região para discutir o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a certificação das pequenas agriculturas. A programação também conta com torneio leiteiro e concurso de raças, exposição de ovinos, caprinos e bovinos e estandes com produtos variados como queijos, mel de abelha, artesanato e frutas. A programação começou na quinta-feira, dia 13.
Para o visitante, José Bezerra da Nóbrega, que é do município de Salgadinho, “o evento está ótimo, eu gostei muito de vir”. Ele conta que estava em Patos para resolver assuntos pessoais e aproveitou para visitar a exposição. “Eu gosto de ver principalmente os animais, as criações”.
O produtor rural José Arlan é do município de Catingueira, onde possui uma propriedade rural com criação de cavalos pônei e minigado. Na 1ª Expopatos ele participa com nove animais, cinco cavalos pôneis e quatro minigados. “O evento está muito bom. Bem organizado, com bom público”, elogia. Ele acrescenta que a criação começou com a ideia de incentivar os filhos gêmeos a gostar do campo. “Comprei um casal de pôneis e no ano seguinte a fêmea deu cria. Passei a gostar dos animais, a aumentar a criação e acabei me apaixonando”. Ele relata que costuma participar de feiras e exposições, conciliando com o trabalho de servidor público.
Produtores de mel e queijo também participam da mostra. Fransuênia da Silva representa a Cooperativa dos Apicultores de Catolé do Rocha (Coapil), que produz mel de abelhas com ferrão, reúne 32 associados e existe desde 1980. “Estou achando tudo ótimo, bem organizado, estruturado”, avalia. Ela comenta que começou a produzir mel de abelha há três anos, mas o marido já é produtor há 10 anos. “Eu brigava com ele para parar de produzir, mas acabei virando produtora de mel também”, lembra.
Outra produtora de mel, só que de abelhas sem ferrão, é Jane Caatinga, de Campina Grande. Acostumada a participar de exposições e feiras de agronegócios, ela se diz positivamente surpresa com a 1ª Expopatos. “Como é a primeira edição, eu me surpreendi porque está melhor do que eu esperava. O público é bom, a estrutura, o evento é um sucesso”, relata.
O queijeiro Cristian Nunes, do Capril Nunes, do município de Livramento, também participa da exposição. “Estou gostando demais do evento. Dá para fazer bons negócios, expor os produtos, fazer contatos”, conta. Ele relembra que era produtor de leite de cabra até 2019 e começou a se capacitar com o objetivo de migrar para a produção de derivados do leite, o que começou em 2020. “Aí veio a pandemia da Covid-19 e a gente já estava produzindo queijo. Como todo mundo estava isolado, a gente começou a divulgar pelas redes sociais e foi ótimo”. Em Patos, ele apresenta vários tipos de queijos de cabra além do tradicional, iguarias como o feito com carne de sol, azeitona e orégano.
A programação deste sábado, último dia da 1ª Expopatos, terá o concurso de raças e o torneio leiteiro, novas palestras com enfoque na importância da rota do mel no Sertão e de boas práticas de produção e beneficiamento leiteiro e dos produtos derivados. Às 19h ocorre o tradicional banho de leite para marcar o encerramento da exposição de animais. Uma apresentação da cantora Samara Show fecha a programação do evento.
A 1ª Expopatos é realizada pela Prefeitura de Patos com o apoio do Governo do Estado, através da Sedap-PB. O Governo Federal, a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), o Sebrae-PB e o Banco do Nordeste também são parceiros do evento.