Compartilhar
Unidade conveniada ao Paraíba Contra o Câncer amplia assistência especializada com novos ambulatórios de Oncologia
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) esteve presente, nessa sexta-feira (14), na entrega dos novos ambulatórios de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), unidade conveniada ao Programa Paraíba Contra o Câncer (PBCC). O espaço passou por requalificação e agora conta com 10 consultórios modernizados, preparados para receber 30 médicos em diversas especialidades, ampliando a capacidade assistencial para usuários regulados pela Rede SUS, incluindo os pacientes acompanhados pelo Paraíba Contra o Câncer.
Mantido pelo Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), o hospital integra a Rede SUS por meio de convênios de custeio firmados com a SES-PB, que garantem a continuidade dos serviços especializados oferecidos à população. Entre 2024 e 2025, o IWGP recebeu mais de R$ 6,2 milhões em recursos estaduais destinados ao funcionamento da unidade, por meio dos convênios 009/25, 57/2025, 79/2025, 113/24 e 114/24.
O diretor do Complexo Regulador Estadual, Lucas Lima, destacou que as melhorias impactam positivamente os usuários oncológicos e renais atendidos pela Rede SUS. “O São Vicente é um importante prestador do SUS na Paraíba, especialmente na área oncológica e renal. Os convênios firmados com a SES garantem a continuidade dos serviços e o acolhimento dos pacientes. Com a requalificação, a capacidade de atendimento aumenta em torno de 15%, reduzindo o tempo de espera e ampliando o acesso para quem precisa”, afirmou.
As mudanças organizam fluxos internos, aumentam o número de consultas e tornam o acolhimento mais eficiente para os pacientes regulados de diversos municípios. Durante a solenidade, também foram apresentados 10 novos equipamentos de hemodiálise, que reforçam a assistência aos usuários com doença renal crônica, incluindo pacientes acompanhados pelo programa Paraíba Contra o Câncer.
De acordo com o presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira, Geraldo Guedes Pereira, o avanço fortalece diretamente os serviços integrados à rede estadual.
“Somos uma instituição com mais de 600 colaboradores, 150 leitos, sendo 120 destinados ao SUS, e o maior serviço de hemodiálise da Paraíba. Também somos referência em cirurgia vascular e a segunda maior unidade oncológica da capital. Trabalhamos diariamente para oferecer cuidado qualificado e digno a quem mais precisa”, ressaltou.
Com a ampliação dos consultórios e o fortalecimento de serviços especializados, a unidade conveniada ao Paraíba Contra o Câncer segue contribuindo para a melhoria contínua da Rede SUS na Paraíba.