Compartilhar

Projetos do Governo da Paraíba que usam IA são apresentados em conferência em Portugal

Publicado em: 14/11/2025 20:49

Os projetos Sistema de Inteligência de Dados de Ciência e Tecnologia (SIDTec-PB), Sistema de Monitoramento da Cooperação Internacional (SISCOPI) e BioInova – Inovação e Sustentabilidade, desenvolvidos na Paraíba com o uso de inteligência artificial, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), foram apresentados, nesta sexta-feira (14), durante a 2ª Conferência Internacional Nações Inteligentes, em Portugal, destacando o avanço do estado na aplicação de tecnologia para gestão pública, cooperação internacional e sustentabilidade.

O evento, que teve como tema “Inteligência Artificial com Propósito: Capacitar Sociedades, Impulsionar Economias”, reuniu especialistas internacionais em IA, líderes de governo digital e executivos de plataformas de comércio digital e publicações de negócios.

A palestra conduzida pelo secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou a importância dos projetos e como o estado integra tecnologia, inovação e capacitação de pessoas em estratégias de desenvolvimento. “A discussão sobre inteligência artificial é essencial porque, para além do uso da tecnologia, precisamos preparar as pessoas para utilizá-la com responsabilidade. Na Paraíba, estamos avançando justamente nessa direção, ou seja, buscando cada vez mais desenvolver soluções tecnológicas e, ao mesmo tempo, capacitar nossa população para participar desse novo cenário”, afirmou o secretário.

O secretário comentou, ainda, que projetos desenvolvidos vão além do uso da tecnologia, pois têm impacto direto na gestão pública, na sustentabilidade e na cooperação internacional. “Na Paraíba, por determinação do governador João Azevêdo, os projetos que estamos desenvolvendo como SIDTec-PB, SISCOPI e BioInova são fundamentais para modernizar a gestão pública, fortalecer a cooperação internacional, e impulsionar a sustentabilidade, gerando impactos concretos na vida da população”.

Sobre os Projetos

SIDTec-PB: centraliza e analisa dados sobre investimentos, produção científica e patentes, apoiando decisões estratégicas.
SISCOPI: monitora programas, acordos e projetos internacionais.
BioInova: utiliza IA para mapear estoque de carbono e biomassa da Caatinga, gerando informações para políticas ambientais e o mercado de créditos de carbono.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário