Compartilhar
Mais uma vez: Professores da Rede Pública Estadual da Paraiba estão entre os melhores do país no ensino de Matemática
A Paraíba desponta mais uma vez no ensino de Matemática, desta vez dois professores da Rede Estadual de Educação estão entre os 20 melhores do país na Olimpíada Brasileira de Matemática dos Professores do Ensino Médio (OPMbr), promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O resultado foi divulgado no último dia 8, durante uma transmissão ao vivo no canal da SBM no YouTube.
A OPMbr tem como objetivo reconhecer e fortalecer o trabalho de professores que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com a aprendizagem. Nesta edição, participaram 1.208 docentes de todo o Brasil, dos quais 122 avançaram para a segunda fase e 39 chegaram à final. Ao todo, foram concedidas 20 medalhas de ouro, 19 de prata e 42 de bronze, além de 41 menções honrosas.
Entre os premiados com medalha de ouro, estão os professores Raylson José Deodato Bernardo, da ECI Deputado Carlos Pessoa Filho, em Aroeiras, e José Vinicius do Nascimento Silva, da ECIT Dr. Antônio Fernandes de Medeiros, em Malta. Os medalhistas participarão, em maio de 2026, de um intercâmbio acadêmico cultural na China, país referência mundial em educação, e, ao retornarem, realizarão workshops formativos.
O professor Raylson, que leciona há sete anos, destacou o orgulho de representar a Paraíba em uma premiação nacional. “Estou muito feliz e ansioso para conhecer o melhor sistema educacional do mundo. Espero aproveitar essa experiência e contribuir para melhorar os índices de Matemática no ensino básico do nosso país,” revelou.
Já o professor José Vinicius, com 13 anos de atuação na rede, destacou o caráter transformador da OPMbr e do projeto que desenvolve com seus alunos. “A olimpíada não avalia só o conteúdo, mas o impacto que a gente gera na vida dos alunos. Participei com o projeto VAMO, que usa a Matemática Olímpica para transformar realidades. Ganhar o ouro é um reconhecimento que dedico a todos os meus estudantes,” disse.
Sobre a próxima etapa, o intercâmbio na China, Vinicius destaca que é uma oportunidade única para conhecer um sistema educacional de excelência. “Já vivi uma experiência na Finlândia e agora quero unir a visão humana de lá com a alta performance da China, trazendo o melhor desses dois mundos para a rede pública da Paraíba.”
Paraiba em destaque: No ano de 2024 a professora Milena Gomes, também esteve entre os melhores professores de matemática do país e realizou o intercâmbio na China. Ela parabeniza os professores medalhistas e conta que a experiência internacional foi um grande diferencial. “A valorização dos professores é muito importante e ter uma medalha nesse sentido fez com que eu acreditasse que realmente meu trabalho faz diferença. Desejo que outros professores acreditem que o trabalho deles fazem diferença também,” finaliza.