Compartilhar

Integração entre Perícia e Investigação Fortalece a Produção da Prova Material.

Publicado em: 10/11/2025 10:29

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) e em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promoveu no dia 7 de novembro de 2025, das 8h30 às 18h, o Workshop “A Relevância da Prova Material para a Investigação de Crimes”, realizado no Auditório Celso Nenevê do Instituto de Criminalística.

O evento reuniu servidores de todas as categorias da PCDF além de membros do MPDFT, interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a importância da prova material na investigação criminal.

A solenidade de abertura contou com a presença das seguintes autoridades: Raimundo Cleverlande Alves de Melo, Diretor do Departamento de Polícia Técnica; Luiz Fernando Guimarães de Almeida, Promotor de Justiça do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial e Núcleo de Combate à Tortura – NCAP/NCT (MPDFT); Robinson Pereira Valadão, Diretor do Instituto de Criminalística; e Gustavo Bernardes Sousa, Diretor Adjunto do Instituto de Criminalística, entre outras autoridades e membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Cleverlande e Luiz Fernando ressaltaram a relevância do evento e a importância de fortalecer a integração entre a perícia e a investigação policial para a elucidação de crimes e a promoção da justiça. A participação de representantes de diferentes áreas evidenciou o caráter técnico e colaborativo da iniciativa.

O Workshop foi estruturado em seis módulos temáticos, que abordaram as diversas vertentes da atuação pericial e investigativa. Todos os palestrantes do evento são peritos criminais lotados no Instituto de Criminalística. O primeiro módulo, ministrado por Gustavo Bernardes Sousa, Diretor Adjunto do Instituto de Criminalística, apresentou o Instituto de Criminalística da PCDF, sua missão institucional, estrutura e corpo técnico. O segundo módulo, com Guilherme Menegoi Ribeiro, enfatizou a importância do local de crime para a persecução penal, o papel dos profissionais envolvidos, os aspectos legais e normativos.

O terceiro módulo, com Guilherme Silveira Rabelo, tratou da utilização de novas tecnologias, como a virtualização de cenas de crime. Já o quarto módulo, com Renata Cristina Grangeiro Ferreira, tratou da Cadeia de Custódia, abordando seu conceito, importância e as atualizações trazidas pela legislação recente.

O quinto módulo, com Maitê Cevallos Mijan Kessler, foi dedicado à Documentoscopia Forense, com foco na análise de autenticidade documental, identificação de falsificações e elaboração de laudos técnicos. Já o último módulo, com Daniel Mendes Caldas, abordou as Perícias em Vestígios Digitais, apresentando os conceitos e desafios da informática forense no contexto jurídico contemporâneo.

Ao longo do evento, os participantes puderam conhecer as diversas especialidades que compõem o universo pericial e compreender a importância da precisão técnica e científica na produção da prova material.

O evento reafirmou o compromisso das instituições com a excelência, o aprimoramento técnico e a valorização da perícia criminal como instrumento essencial para a garantia dos direitos fundamentais e o fortalecimento da justiça.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Faça um comentário