Compartilhar
Expo da Agricultura Familiar mostra força do campo em Serraria
Os agricultores familiares do município de Serraria, no Brejo Paraibano, mostraram seu potencial de produção agrícola durante a Primeira Expo da Agricultura Familiar de Serraria, realizada nesta quinta-feira (6), na Praça Major Antônio Bento. Organizada pela Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e outros parceiros, o evento serviu para discussões acerca de políticas públicas e a troca de experiência entre extensionistas e produtores rurais.
Presente ao evento com um stand, a Empaer ofereceu atendimento aos produtores rurais, técnicos tiraram dúvidas de agricultores e orientaram quanto ao acesso às políticas públicas. O encontro revelou a força do campo em Serraria, os sabores da terra e o compromisso com uma alimentação saudável e sustentável. A extensionista Juliana Ferreira destacou a importância da exposição para o fortalecimento da agricultura familiar no município.
A proposta da exposição é aprofundar as discussões visando a produção de alimentação saudável, acesso ao crédito, às ações de melhoramento das atividades rurais e a busca de novos mercados para a produção procedente do campo. Durante toda a manhã, aconteceu exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e de artesanato local, gastronomia rural, torra de café e distribuição de brindes, além de exposição de ações executadas pelos parceiros no município.
Além da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Assistência Social, também colaboraram para a realização da Expo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Alimentar e Nutricional, em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) no município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Universidade Federal da Paraíba – Campus Bananeiras e a Empaer.
O prefeito de Serraria, Eneias Caboclo, ressaltou a execução das ações que vêm sendo realizadas junto ao produtor rural, num trabalho de parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Empaer. Visando oferecer melhor condição de moradia no meio rural, o município está se preparando para a construção e recuperação de casas de agricultores, e para tanto está captando recursos junto ao Governo federal.
Ao final da Exposição, foi feita a degustação de iogurte de inhame e café torrado na hora. Também houve a distribuição de brindes entre os frequentadores que adquiriram produtos na feira. O jornalista José Nunes, natural de Serraria, integrante da Academia Paraibana de Letras e servidor da Empaer, fez a distribuição de exemplares do livro “Serraria – Princesa do Brejo”, que narra a história da cidade.
Além da instalação de 12 barracas onde foram comercializados produtos da agricultura familiar e artesanatos, a Exposição contou com a participação de professores e alunos da UFPB que trabalham com projetos de recuperação da cultura do café. O Banco do Nordeste apresentou as linhas de crédito disponíveis ao produtor rural e o Senar também destacou ações que realiza no apoio ao agricultor no município.
O evento teve a participação do extensionista local Everaldo Alves Rocha na sua organização, com acompanhamento do gerente regional da Empaer em Solânea, Gustavo Barbosa.
