Compartilhar
Sedap-PB promove o peixamento de três açudes com 250 mil alevinos no Sertão
Os açudes Tapera e Escondido, no município de Belém do Brejo do Cruz, e o açude do Baião, em São José do Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, receberam peixamento de 250 mil alevinos nesta quinta-feira (6). A ação foi promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), por meio do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, popularmente conhecido como Programa de Piscicultura.
A secretária executiva da Pesca da Sedap-PB, Maria Silva da Cunha (Silvia da Pesca), representou o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, na entrega dos alevinos. Ela ressaltou a importância do trabalho de peixamento dos açudes feito por meio do Programa da Piscicultura. “É uma ação fundamental porque, em breve, os alevinos estarão na fase ideal para serem pescados, se transformando em alimento de qualidade e fonte de renda para muitas famílias de agricultores, de pescadores, para todos aqueles que fazem da água a sua sobrevivência”, enfatizou.
Em Belém do Brejo do Cruz, os açudes Tapera e Escondido receberam, cada um, 50 mil alevinos da espécie tilápia. As solicitações foram feitas à Sedap-PB pela Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-229 e pela Câmara de Vereadores do Município. “É fundamental, é a garantia da continuidade da pesca e boa parte da população da região sobrevive da atividade da pesca. Por isso, somos muito gratos pela entrega dos alevinos”, comentou sobre a ação o vereador Elídio Valdevino, que também é pescador.
Já em São José do Brejo do Cruz a equipe da Sedap-PB fez a entrega de 150 mil alevinos para o peixamento do Açude do Baião. As solicitações foram feitas pela Prefeitura Municipal, Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-100, e Câmara de Vereadores.
O Programa da Piscicultura prossegue com ações de entrega de alevinos neste sábado (8), quando haverá o repasse de 100 mil alevinos ao município de Caraúbas, no Cariri paraibano, dentro da programação da 1ª Agro Peixe de Caraúbas – Festa do Campo e das Águas. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Caraúbas, com apoio da Sedap-PB, e ocorre até o domingo (9).
O Programa da Piscicultura este ano beneficiou agricultores e pescadores de 51 municípios de todas as regiões da Paraíba. A iniciativa da Sedap-PB tem 38 anos de existência e reproduz em cativeiro as espécies tilápia, carpa, tambaqui e tambatinga na Estação de Piscicultura de Itaporanga. O programa tem, ainda, dois berçários de alevinos em atividade em Patos e na localidade de Riachão de Araruna
