Compartilhar
4ªCia/2ºBBM celebra 12 anos de atuação em São Gonçalo do Amarante
6 de dezembro de 2025 – 12:39
A 4ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia/2ºBBM), sediada no Pecém, em São Gonçalo do Amarante, comemorou, nesta sexta-feira (5), seu 12º aniversário de fundação. A solenidade reuniu autoridades civis e militares e destacou a trajetória da unidade, marcada por importantes serviços prestados à população da Região Metropolitana e do litoral oeste.
O evento foi presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em exercício, coronel Wagner Alves Maia, além de membros do alto comando, gestores municipais e parceiros institucionais.

História e atuação
Criada oficialmente em 4 de março de 2013, a 4ª CIA/2ºBBM iniciou suas atividades em 2012, dentro de um contêiner na então termelétrica do Pecém. De lá para cá, ampliou sua estrutura e hoje atende uma área estratégica da AIS 23, cobrindo cinco municípios: São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste e São Luís do Curu. Ao todo, são quase 3 mil km² de área protegida e uma população estimada em 173 mil habitantes.

A unidade desenvolve atividades operacionais, preventivas e educativas, com destaque para o combate a incêndios florestais — chegando a 50 ocorrências de incêndio em vegetação por mês no segundo semestre — e para ações integradas com empresas e instituições por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém ( CIPP).
Projetos sociais também fazem parte da rotina da companhia, como o Programa Jovem Brigadista de Valor e o Programa Saúde Bombeiros e Sociedade, que reforçam a aproximação com a comunidade.

Reconhecimentos
Durante a cerimônia, bombeiros militares receberam condecorações pelo desempenho e dedicação ao serviço. Houve entrega do Capacete Bombeiro Militar, do Bombeiro Padrão, da Machadinha Simbólica e de certificados de Amigo do Pecém e Amigo do CBMCE, concedidos a autoridades e instituições que contribuem para o fortalecimento das ações da Corporação.

Homenagens e pronunciamentos
A solenidade também prestou homenagem aos ex-comandantes que contribuíram para o desenvolvimento da unidade ao longo de seus 12 anos de existência. Em seguida, o atual comandante, major QOBM Wilson Correia Lima, fez uso da palavra, seguido pelo Comandante-Geral em exercício, coronel Wagner Alves Maia.
A cerimônia foi encerrada com a execução da Canção do Soldado do Fogo e um momento de confraternização entre os presentes.

