Compartilhar
3º Encontro Estadual de Patrimônio Cultural debate pluralidade, valoração, instrumentos de proteção e papel dos municípios na proteção ao patrimônio cultural
Foto: Anthony Cervinski / ASCOM FCC
O segundo dia de programação do 3º Encontro Estadual de Patrimônio Cultural, evento que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove até esta sexta-feira (7), no Centro Integrado de Cultura (CIC), contou com quatro mesas redondas sobre a pluralidade, a valoração, os instrumentos de proteção e o papel dos municípios na proteção ao patrimônio cultural.
Na parte da manhã, Daniela Pistorello (Unesc), Mirian Carbonera (Ceom/Unochapecó) e Patrícia de Oliveira Areas (Univille), com mediação de Lisandra Pinheiro (Dpac/FCC), falaram a respeito do tema “A Pluralidade do patrimônio cultural em Santa Catarina”. Em seguida, foi a vez de Lilian Mendonça, Regina Helena Meirelles Santiago (Iphan SC) e Simone Harger, com mediação de Fábio Richter (Dpac/FCC), abordarem “Qual o valor do patrimônio cultural?”.
Já durante a tarde, Carolina Dal Ben Padua (Iphan), Fábio Guimarães Rolim (Ibram) e Rodrigo Rosa (Dpac/FCC), com mediação de Karen Kremer (Dpac/FCC), falaram sobre o tema “Instrumentos de proteção ao patrimônio cultural: o que temos, o que precisamos”. Em seguida, foi a vez de Kátia Bogéa (Fumph/MA), Lélia Pereira da Silva Nunes (Dpac/FCC) e Roselaine Vinhas, com mediação de Edina De Marco (Dpac/FCC), abordarem “O papel dos municípios na proteção ao patrimônio cultural”.
A terceira edição do Encontro Estadual de Patrimônio Cultural tem o objetivo de fortalecer vínculos, parcerias e redes de colaboração entre a FCC, gestores municipais, profissionais, estudiosos e demais interessados que atuam com o patrimônio cultural. Esta edição amplia o escopo do debate, iniciado nas edições anteriores que ocorreram em 2017 e 2018, e apresentaram as atividades desenvolvidas pelos Museus e pela Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC. Neste ano, o Encontro conta com a participação de convidados especialistas de diversas áreas afins ao patrimônio cultural.
Programação de sexta-feira (7/11):
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h: Oficina 1 – Elaboração e gestão de projetos para o Patrimônio Cultural
Local: Cinema do CIC
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h: Oficina 2 – Educação patrimonial
Local: Sala Multimídia do MIS/SC
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h: Oficina 3 – Conservação de acervos em papel
Local: Sala 5 – Oficinas de Arte
10h e 16h: Café
Local: Sala Lindolf Bell
17h: Conferência “Valorização do patrimônio como legado da preservação da identidade do lugar”, com Assunção Melo (Cham – Açores)
Local: Cinema do CIC
