Workshop reúne instituições e sociedade civil para construir plano de gestão voltado a migrantes em Roraima

Publicado em: 24/10/2025 11:33

O Governo de Roraima realizou nesta quinta-feira, 23, no auditório da Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social), o workshop de Políticas Públicas para Migrantes, Refugiados, Apátridas e Retornados. O objetivo foi discutir ações e estratégias voltadas para a construção do Plano Estadual de Gestão para Migrantes.

O evento reuniu representantes de órgãos públicos, organizações não governamentais, entidades internacionais e lideranças da sociedade civil, incluindo migrantes e refugiados que vivem no Estado. A iniciativa visa a consolidação da política estadual voltada à integração social, econômica e cultural das populações migrantes.

De acordo com a secretária extraordinária da SEEDHS (Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social), Soraima Rodrigues, o workshop foi planejado como um espaço de diálogo e construção coletiva.

“O comitê organizou o evento com base em oito eixos temáticos, que abrangem saúde, educação, segurança pública, moradia, cultura, lazer e desenvolvimento social.

Cada grupo está trabalhando ideias e propostas para compor o Plano Estadual de Gestão, de forma integrada com as diretrizes da nova Política Nacional da Pessoa Migrante, instituída pelo governo federal neste mês”, explicou.

O general José Luís Santos, comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida, destacou a participação do Exército Brasileiro na formulação das propostas.

“Nosso trabalho dentro da Operação Acolhida é garantir logística, infraestrutura e segurança às ações emergenciais. A participação do Exército neste workshop é uma oportunidade de contribuir com a experiência prática adquirida no acolhimento de migrantes e refugiados, ajudando a Secretaria a desenvolver políticas mais sólidas e adaptadas à realidade de Roraima”, afirmou.

Entre os participantes, a venezuelana Alba Gonzalez, representante da organização Voz Migrante e membro titular do Ceimar (Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Migrantes, Apátridas e Refugiados de Roraima), ressaltou a importância de incluir os migrantes no processo de formulação das políticas públicas.

“A gente precisa ser parte das soluções para as questões que envolvem a migração no estado. A conferência é um passo importante para mostrar que os migrantes também fazem parte da construção de uma Roraima do futuro, uma Roraima onde todos sejam vistos como cidadãos, que estudam, trabalham e contribuem com a economia”, afirmou Alba.

Durante o workshop, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater propostas que serão incorporadas ao plano estadual, levando em conta as diretrizes nacionais e as demandas locais. O documento final será apresentado ao Comitê Gestor de Políticas Públicas para Migrantes e servirá de base para novas ações de integração e fortalecimento de políticas públicas no Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Compartilhar

Faça um comentário