InícioTRIBUNAL DE JUSTIÇA DFToken PJe permite assinatura de documentos pelo celular

Token PJe permite assinatura de documentos pelo celular


.

FACE-PJe.jpgNesta sexta-feira, 7/8, começa a funcionar o Token PJe no sistema de processos eletrônicos do TJDFT. O aplicativo permite a assinatura de documentos inseridos no Processo Judicial Eletrônico – PJe a partir de celular ou tablet. Está disponível para Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente na App Store ou Google Play. Conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça, o uso da aplicação é restrito a desembargadores, juízes e servidores do Judiciário. 

Desenvolvido pelo CNJ e configurado pelo TJDFT para uso no PJe, o Token PJe proporcionará mais agilidade à tramitação dos processos, na medida em que os atos judiciais poderão ser assinados remotamente por meio dos dispositivos móveis. O aplicativo permite, também, o acesso ao sistema diretamente do computador, possibilitando a elaboração e assinatura dos atos judiciais sem a utilização de token A3 que é semelhante a um pen drive e deve ser conectado ao computador para realizar a assinatura digital. Dessa forma, um segundo benefício do Token PJe será a economia, já que o token A3, que agora deixa de ser a única forma possível de assinatura digital, precisa ser substituído periodicamente. A segurança continua garantida, pois o Token PJe gera, dentro do próprio sistema, um token virtual.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento de Sistemas – SEDES/CGTI, Declieux Dantas, a iniciativa faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTIC do TJDFT para o ano de 2020, que reúne as ações de TIC voltadas ao cumprimento dos objetivos delineados nos planos estratégico e institucional do Tribunal. Essa é mais uma ação do TJDFT no sentido de aprimorar sua metodologia de trabalho e oferecer ao Distrito Federal uma Justiça cada vez mais ágil e moderna.

Fonte: TJ DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA