Às 14h50 desta quarta-feira, 16/12, o TJDFT alcançou a marca de 500 mil processos digitalizados. Esses autos, que somam 47 milhões de páginas, deixam o suporte físico para serem inseridos no Processo Judicial Eletrônico – PJe. Com isso, quase 100% dos processos iniciados em papel já foram trazidos ao meio digital. Restam menos de 7.700 autos para passar pelo processo de digitalização e os números crescem a cada segundo.
A digitalização, que permitiu ao Tribunal dar continuidade à tramitação de processos de forma remota, sem prejuízo aos prazos, deve-se a um esforço concentrado que recebeu apoio da Presidência, da 1ª e 2ª Vice-Presidências e da Corregedoria. A empreitada conta com mais de 100 pessoas, entre magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, que têm ajudado as unidades judiciais na digitalização, no cadastramento e na inserção dos documentos no PJe.
A evolução dos trabalhos pode ser acompanhada pelo Digitômetro, painel eletrônico criado pelo Tribunal com o propósito de auxiliar as serventias judiciais na gestão e controle de processos físicos submetidos aos procedimentos de conversão para meio digital. O Digitômetro também permite o saneamento de eventuais inconsistências na base de dados, pois identifica processos em que são necessárias correções e/ou atualizações no andamento processual do sistema de origem.
Mais uma vez, o TJDFT cumpre sua missão de proporcionar à sociedade do DF o acesso à justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social, com cada vez mais tecnologia, celeridade e transparência.