No próximo dia 15/8, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios irá marcar presença na 11ª edição do GUOB TECH DAY 2020, com a apresentação do Sistema de Correição Judicial – SISCORJUD, software considerado um dos mais avançados do país, que permite a inspeção remota de processos judiciais eletrônicos.
Responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, o coordenador de Correição e Inspeção Judicial do TJDFT, Daniel Barbosa Pereira, explicou que o software armazena informações das atividades de correição realizadas na Casa desde 2010 e viabiliza o controle de todas as etapas da inspeção. “Além de auxiliar na análise dos processos, possibilita o gerenciamento total da equipe ao registrar o rendimento diário de cada atividade e servidor. Também é capaz de auditar as anotações da correição para detectar possíveis inconsistências”, relatou o coordenador.
Para Daniel, o uso do sistema tem sido fundamental, neste momento de suspensão de algumas atividades presenciais, para que o trabalho do Ciclo de Correição 2019/2021 se mantenha em pleno vapor. “Além de ser acessado a distância, ele é capaz de emitir avisos para toda a equipe, o que facilita a integração e troca de informações”, destacou.
Outros benefícios da ferramenta são a possibilidade de calcular, automaticamente, a duração das correições e a nota do Selo de Qualidade da Corregedoria. Além da equipe de correição, as unidades judiciais também podem acessar o aplicativo para visualizar anotações, emitir relatórios e preencher o formulário de acompanhamento bimestral.
Evolução – As correições judiciais do TJDFT sempre foram pautadas pela busca de maior eficiência, automatização de procedimentos e controle das informações. Em 2010, a instituição utilizava em suas correições o sistema ACISTI, desenvolvido no Microsoft Access, que proporcionou uma grande evolução nos métodos de trabalho, até então limitados ao registro de poucas informações no sistema QVT.
A partir de 2014, o Tribunal disponibilizou a plataforma Oracle/APEX, que permitiu o desenvolvimento do SISCORJUD, em atividade desde setembro do mesmo ano. Inicialmente direcionado à correição nos processos físicos, passou por adaptações para acesso e análise também de dados dos processos eletrônicos.
Segundo o Relatório de Correição do Ciclo 2019/2021, de novembro de 2019 até junho deste ano, já foram realizadas a correição de 68.780 processos eletrônicos, em 42 serventias judiciais do DF.
A GUOB TECH DAY 2020 será realizada no dia 15/8, no formato 100% online, sob o comando do Grupo de Usuários de Tecnologia Oracle do Brasil. O evento visa à troca de experiências e conhecimentos na área de Tecnologia da Informação, e promete reunir palestrantes de todo o país.