InícioTRIBUNAL DE JUSTIÇA DFServidora do TJDFT lança livro sobre direito de voto dos presos

Servidora do TJDFT lança livro sobre direito de voto dos presos


livro.pngA servidora do TJDFT Mariana Barros R. da Cruz, assistente social lotada na 2a Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Planaltina, publicou o livro “A efetivação do direito de voto da população carcerária provisória do Distrito Federal”, no qual aborda o tema durante as eleições de 2010, depois de mais de vinte anos de promulgação da Constituição Federal de 1988, a qual havia garantido esse direito, que segue sem concretização.

Para a autora, o preso é “completamente ignorado pelos responsáveis sobre as decisões acerca das políticas públicas, na medida em que não compõe o tão cobiçado eleitorado e não tem representatividade nas esferas de poder”. Dentro do sistema prisional, “espaço de violação de direitos e liberdades fundamentais”, o preso não possui “meios institucionalizados eficientes” de reivindicar seus direitos, o que dificulta o “desenvolvimento de práticas voltadas ao exercício da cidadania”, afirma a autora.

O livro está disponível nos formatos impresso e e-book nas principais livrarias do país.

A AUTORA

Mariana Barros Rodrigues da Cruz é Analista Judiciário do TJDFT; graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2007), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB, 2007), Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2011) e Especialista em Atividade Processual e em Direito Público. Possui Pós Graduação em Direito e Jurisdição, Área de Concentração Direito Civil, pela Escola da Magistratura do DF. 

Fonte: TJ DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA