Servidora do TJDFT lança livro sobre direito de voto dos presos

0
493


livro.pngA servidora do TJDFT Mariana Barros R. da Cruz, assistente social lotada na 2a Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Planaltina, publicou o livro “A efetivação do direito de voto da população carcerária provisória do Distrito Federal”, no qual aborda o tema durante as eleições de 2010, depois de mais de vinte anos de promulgação da Constituição Federal de 1988, a qual havia garantido esse direito, que segue sem concretização.

Para a autora, o preso é “completamente ignorado pelos responsáveis sobre as decisões acerca das políticas públicas, na medida em que não compõe o tão cobiçado eleitorado e não tem representatividade nas esferas de poder”. Dentro do sistema prisional, “espaço de violação de direitos e liberdades fundamentais”, o preso não possui “meios institucionalizados eficientes” de reivindicar seus direitos, o que dificulta o “desenvolvimento de práticas voltadas ao exercício da cidadania”, afirma a autora.

O livro está disponível nos formatos impresso e e-book nas principais livrarias do país.

A AUTORA

Mariana Barros Rodrigues da Cruz é Analista Judiciário do TJDFT; graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2007), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB, 2007), Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2011) e Especialista em Atividade Processual e em Direito Público. Possui Pós Graduação em Direito e Jurisdição, Área de Concentração Direito Civil, pela Escola da Magistratura do DF. 

Fonte: TJ DF