InícioTRIBUNAL DE JUSTIÇA DFServidor apresenta Projeto de Inteligência Artificial do TJDFT em webinar

Servidor apresenta Projeto de Inteligência Artificial do TJDFT em webinar


.

WhatsApp Image 2020-08-18 at 09.22.26.jpegO servidor do Serviço de Ciência de Dados – SERCID, Thiago Arruda Neves, participa, na próxima terça-feira, 25/8, do Webinar Inteligência Artificial na Justiça, no qual apresentará o Projeto Hórus do TJDFT, que realiza a inserção automática de processos digitalizados no PJe, por meio de inteligência artificial (IA).

O evento é promovido pela empresa Judiciário Exponencial e a participação do servidor do TJDFT acontece no Painel 1, que terá início às 8h30 do dia 25/8, pelo canal da instituição no Youtube. Clique aqui para se inscrever no webinar.

SISTEMA HÓRUS

Desenvolvido pela Coordenadoria-Geral de TI e em operação desde abril de 2019, o Sistema Hórus, baseado em inteligência artificial, realiza a inserção automática no PJe de processos digitalizados, bem como reconhece o código de caracteres dos documentos via OCR, recupera dados de sistema de tramitação de processos físicos, classifica tipos de documentos e utiliza certificado do tipo A1 para assinatura de documentos inseridos no PJe.

Após a digitalização, os processos passam por fragmentação/indexação, depois cadastramento e inserção no PJe, quando começam a tramitar eletronicamente. Nesse momento, eles recebem nova numeração e advogados e partes são notificadas da migração para o meio digital.

A ferramenta auxilia as serventias judiciais na gestão e controle de processos físicos submetidos aos procedimentos de conversão para meio digital, ao mesmo tempo que permite o saneamento de eventuais inconsistências na base de dados, pois identifica processos em que são necessárias correções e/ou atualizações no andamento processual do sistema de origem. 

O Sistema Hórus vem sendo utilizado pelo TJDFT para aprimorar a prestação jurisdictional, integrando o Projeto de Modernização da Vara de Execuções Fiscais – VEF, com resultados efetivos e velozes ao cadastramento de processos digitalizados.  

Entre os benefícios previstos com a utilização do sistema Hórus está a contribuição para o atingimento da Meta 9 de 2020 do Poder Judiciário, a partir da realização de ações de prevenção e desjudicialização de litígios voltadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 da Agenda 2030. A Dívida Ativa foi escolhida pelos juízes gestores das Metas do TJDFT como tema para a referida meta.

CONTEÚDO RELACIONADO

Audiência pública discute uso da inteligência artificial em ações de execução fiscal no DF

TJDFT atinge a marca de 80% dos processos digitalizados

TJDFT usa inteligência artificial para aprimorar sistemas

Fonte: TJ DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA