InícioTRIBUNAL DE JUSTIÇA DFPresidente do TJDFT abre webinar sobre integridade pública

Presidente do TJDFT abre webinar sobre integridade pública


.

“Essa ação inaugura o conjunto de ações relativas à integridade na Casa. O tema principal é a ética, uma das bases para implementação da cultura imprescindível para melhores ações de interesse público”, declarou o Presidente do Tribunal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, na abertura do webinar “Integridade Pública no TJDFT”, na tarde desta quinta-feira, 13/8.

O evento, promovido pela Escola de Formação Judiciária – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro do Tribunal, contou com a mediação do Desembargador Cruz Macedo e uma plateia virtual de 198 servidores e magistrados da Casa, entre eles, o juiz assistente da Presidência, Márcio Evangelista.

Norberto Mazai, Professor, Mestre em Educação e Doutor em Filosofia da Educação, deu início ao evento, pontuando que ética e integridade andam juntas e não tem como falar de uma sem falar da outra. “A ética não pode estar perdida, apagada ou nublada em nossas ações. A ética deve tá presente, muito bem colocada no nosso dia a dia”, afirmou. Enfatizando o pensamento de Sócrates de que “Uma vida não refletida não merece ser vivida”, ele acrescentou que nós como seres humanos temos a dádiva da reflexão: “Pensar todos pensam, refletir são poucas pessoas que fazem”. Para ele, magistrados e servidores do TJDFT são privilegiados por trazer esse tema para discussão. Encerrou sua apresentação com a frase: “Não basta ser inteligente, tem que ser gente”.

O Professor e Mestre em Direito Econômico Vinícius Marins deu sequência ao webinar falando sobre compliance (novo enfoque para relações e agir organizacional), integridade e desafios. Para ele, o tema da integridade nasce a partir do enfoque da corrupção como o grande problema brasileiro. Apresentou, também, os pilares do programa de integridade, ressaltando o alinhamento do TJDFT a todos eles.

Ao responder um questionamento sobre relativismo ético, Vinícius disse que no Brasil estamos acostumados a pensar de maneira individualista, base do relativismo. Para ele, a etapa fundamental para darmos um passo adiante é introduzir desde cedo, nas escolas, a cultura do coletivo. “Quando a coletividade ganha, todos ganham. E ganham normalmente mais do que o ganho individual, egoísta. A educação focada na solidariedade é um elemento decisivo para superar o estágio de individualismo e relativismo que marcam nossa cultura”, declarou.

O Desembargador Romeu Neiva encerrou o evento, reforçando a importância de se discutir essa temática e a necessidade de que ela permeie nosso dia a dia, desde as mais tenras idades: “O primeiro passo é abordar o assunto e fazer com que as pessoas reflitam. E a melhor forma para chegar a um caminho melhor é a reflexão; refletir as condutas do cotidiano. Isso deveria ser iniciado no maternal”.

A iniciativa marcou o início das ações relativas à Política de Integridade do TJDFT, instituída pela Resolução 4/2020, na qual se estabelece a primazia do interesse público sobre o privado, por meio de instrumentos como a ética e a gestão de riscos, sob o patrocínio e engajamento de toda a Administração da Casa.

Fonte: TJ DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA