Foi disponibilizado, no hotsite comemorativo dos 60 anos do TJDFT, novo vídeo do Programa História Oral com trechos da entrevista concedida pela juíza Maria Isabel da Silva, primeira mulher a assumir a Vara de Violência Doméstica do Tribunal e atual titular da 7ª Vara de Família de Brasília. O depoimento da magistrada é o sexto de uma série de onze que estão sendo publicados ao longo do ano em comemoração aos 60 anos do TJDFT.
Primeira mulher à frente do Juizado Violência Doméstica e Familiar do Distrito Federal, a juíza assumiu a então vara única em 2007, poucos meses após a sua instalação e a vigência da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. No bate papo, a magistrada compartilha a percepção que teve durante os mais de seis anos em que atuou diretamente com as questões ligadas à violência doméstica. A julgadora destaca também a importância das parcerias feita com diversos profissionais e com outros órgãos tanto na realização de ações preventivas quanto na busca por soluções para as mulheres que viviam em situações de violência.
A entrevista da juíza Maria Isabel da Silva foi concedida ao Programa História Oral, em fevereiro de 2016, e agora o vídeo com os melhores trechos foi disponibilizado no site comemorativo dos 60 anos da Casa, no mês em que se celebra os 14 anos do Lei Maria da Penha. A lei entrou em vigor em agosto de 2006 e no mês seguinte o TJDFT instituiu a vara para julgar especificamente casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
O TJDFT participa de ações de divulgação e promoção da Lei Maria da Penha e acredita que a informação e a prevenção são os principais caminhos para se combater a desigualdade de gênero e a violência doméstica e familiar contra a mulher. O enfrentamento a esse tipo de violência é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você.
Hotsite “60 Anos do TJDFT”
O TJDFT completou 60 anos no dia 21 de abril de 2020. Para comemorar a data, foi preparado um hotsite especial, composto por textos, fotos, vídeos e produtos comemorativos, que contam histórias e curiosidades sobre o Judiciário do DF.
Tanto o site quanto as demais ações referentes aos 60 anos do Tribunal foram pensadas e desenvolvidas pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por meio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento – SGIC e do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI, com o apoio de várias unidades da Casa.